Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/8193
Título: Abertura de um hotel no Vale do Douro
Autor: Sousa, Joaquim António Loureiro de
Palavras-chave: Gestão hoteleira
Data: 2016
Resumo: Este trabalho debruça-se sobre o trabalho desenvolvido na abertura de um hotel no Vale do Douro, em Lamego, na marginal do Rio Douro frente à cidade de Peso da Régua. Pretende-se verter aqui os passos e as ações que foram necessários ao investidor que decidiu avançar para a construção de um hotel e que assim se juntaram as ferramentas e os conhecimentos que foram a base de sustentação de um hotel que quer abrir portas e se afirmar no mercado competitivo de hoje. Entre as várias áreas que se agrupam num hotel pode-se indicar a operação hoteleira, incluindo a gestão de recursos humanos, os custos das matérias-primas e a comercialização e marketing que define o posicionamento nos mercados, como sendo uma das traves mestras no sucesso final do hotel. Como atrás foi referido, a Gestão Comercial e Marketing permite analisar o mercado relativamente aos segmentos, à concorrência, à distribuição dos seus produtos junto dos operadores, saber como foram organizados os ativos para conquistar este ou aquele público. Quais os operadores que devem ser contratados, quais os mercados que interessa conquistar, em que feiras turísticas deve estar presente, quais os programas de fidelização ou ações comerciais a levar a efeito, que gestão de canais de distribuição implementar. Quais os OTA contratar ou Chanel Management Software escolher ou ainda qual o PMS selecionar ou mesmo relativamente ao CRM como implementar tão importante ferramenta de gestão. O próprio website do hotel e todas as suas ferramentas a ser trabalhadas. O Social Media Marketing e ainda a gestão de sites que suportam guest reviews como o Trip Adviser e o Trivago, que devem ser geridos de perto. São imensas as dimensões que existem demonstrando assim a diversidade da atividade hoteleira. Importa ver neste trabalho técnico a experiência e os conhecimentos diversos em Hotelaria e Restauração do autor também relacionados com o Marketing Hoteleiro. Pretende-se demonstrar com este trabalho, como o diretor de hotel e ainda responsável pela área comercial, esteve na base da estratégia de marketing e comercial que esta unidade hoteleira implementou na sua abertura para conquistar o mercado e o cliente - razão fundamental para a existência de qualquer negócio.
Descrição: Trabalho de natureza profissional para a atribuição do Título de Especialista do Instituto Politécnico do Porto, na área de Hotelaria e Restauração, defendido a 22-04-2016.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/8193
Aparece nas colecções:ESEIG - Provas de Título de Especialista - Hotelaria e Restauração

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PTE_JoaquimSousa_2016.pdf69,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.