Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/7983
Título: O impacto da liderança na motivação dos profissionais de hotelaria do Grande Porto: o caso de um hotel 4****
Outros títulos: O impacto da liderança na motivação dos profissionais de hotelaria do Grande Porto: o caso de um hotel quatro estrelas
Autor: Soares, Ana Catarina Santos
Orientador: Silva, Susana
Palavras-chave: Liderança
Motivação
Hotelaria
Clima organizacional
Leadership
Motivation
Hospitality
Organizational environment
Data de Defesa: 17-Fev-2016
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Resumo: A liderança e a motivação são aspetos essenciais no alcance do sucesso das organizações. Os líderes alcançaram um papel de destaque nas organizações, quer através da tomada de decisões estratégicas, quer na motivação dos colaboradores. Os conceitos e o entendimento da liderança têm vindo a mudar no decurso do tempo. E sugere que, provavelmente, a liderança adquirirá novos significados e será alvo de novas abordagens no futuro. Porque as sociedades, as organizações e as pessoas mudam, é presumível que novas janelas de compreensão venham a ser abertas. Atendendo a que vivemos numa era de globalização, em que a tecnologia, as estratégias e a estrutura das organizações são quase uniformes, a verdadeira vantagem competitiva só poderá surgir das competências dos recursos humanos. Os líderes também alcançaram um papel de destaque nas organizações, quer através da tomada de decisões estratégicas, quer na motivação dos colaboradores, motivação esta que é o motor que potencia capacidade para que os colaboradores sejam persistentes visando alcançar os seus objetivos. Na indústria hoteleira, objeto de estudo da presente investigação, um dos desafios permanentes é proporcionar níveis consistentes de qualidade de serviço. Esse segmento é profundamente afetado pelo comportamento dos seus líderes e das suas características pessoais e especialmente pela maneira como influenciam os seus colaboradores a alcançarem um resultado. Sendo assim, a presente dissertação tem como objetivo geral conhecer, identificar e analisar os estilos e comportamentos de liderança praticados pelos líderes dos vários departamentos de uma unidade hoteleira do Grande Porto. Para isso, recorremos ao estudo de caso, que inclui as metodologias quantitativa e qualitativa, por forma a identificar o(s) estilo(s) de liderança presente(s) no hotel. As conclusões que resultaram da aplicação das entrevistas e do inquérito por questionário mostram que o líder atual da unidade hoteleira em estudo é o líder democrático.
Leadership and motivation are essential elements in achieving the success of organizations. Leaders have a prominent role in organizations, either by making strategic decisions or by motivating their employees. The concepts and understanding of leadership have changed through time and suggest that leadership will probably acquire new meanings and be the subject of new approaches in the future. Because societies, organizations and people change, it is likely that new windows of understanding will be opened in future. We know that we live in an era of globalization in which technology, strategies and the structure of organizations are practically equal. The real competitive advantage will only come from the skills of the human resources deparment. Leaders have also reached a notable role in organizations, whether by taking strategic decisions, or by staff motivation, a motivation that is the motor which generates the capacity for employees to be determined in focusing on reaching their goals. In the hotel industry, object of study of this research, one of the permanent challenges is to provide consistent levels of quality service. This segment is deeply affected by the behavior of their leaders and their personal characteristics, especially the way they influence their employees to achieve a result. Therefore, the present work has as the main purpose of identifying and analyzing the styles and leadership behaviors by the leaders of the many departments of a hotel in Porto. Therefore, we have focused on the case study, which includes quantitative and qualitative methods, in order to identify the present leadership style at the hotel. The conclusions resulting from the application of interviews and questionnaire survey show that the current leader of the property in the study is a democratic leader.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/7983
Designação: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Aparece nas colecções:ESEIG - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos

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