Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/7942
Título: O marketing interno na ótica dos gestores de recursos humanos
Autor: Mota, Juliana Raquel Meneses
Orientador: Silva, Susana
Palavras-chave: Marketing interno
Cliente interno
Motivação
Comunicação interna
Responsabilidade social
Internal marketing
Internal employee
Internal communication
Social responsability
Data de Defesa: 17-Fev-2016
Resumo: Na sociedade atual as organizações estão cada vez mais conscientes do valor que têm os seus recursos humanos. Na Era da grande concorrência e mutações constantes dos serviços, lidera quem primar pela diferença, e sem dúvida que quem faz a diferença são os bons colaboradores. São estes talentos que as empresas querem atrair, motivar, desenvolver e reter. As organizações intentam aplicar o marketing interno, em detrimento das técnicas tradicionais de motivação e gestão dos colaboradores, sendo que aquelas procuravam ações e comportamentos nos colaboradores que possibilitassem atingir os objetivos da organização. O marketing interno assenta na ideia de que antes de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes externos, a organização deve preocupar-se em satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes internos. O marketing interno possui ferramentas que utilizadas no seio da organização e de forma estratégica, podem ser cruciais para uma postura cada vez mais adequada, bem como para o comprometimento para com a empresa e desempenho dos colaboradores. Este projeto de investigação busca analisar a implementação do marketing interno, pelo próprio olhar dos gestores de recursos humanos de empresas portuguesas, tendo como objetivo central perceber a importância dada pelos gestores de recursos humanos ao marketing interno. Para tal recorreu-se à metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas, as quais serão analisadas através da análise de conteúdo, nomeadamente a análise temática ou categorial.
In today's society organizations are increasingly aware of the value that their human resources have. In this era of great competition and constant changes of services, those who lead are the ones who stand out for being different, and no doubt that those who make a difference are the good employees. It's these talents that companies want to attract, motivate, develop and retain. Organizations intend to apply internal marketing, at the expense of traditional techniques of motivation and management of employees, seeking actions and behaviors in employees that would allow to achieve the organization's goals. Internal marketing is based on the idea that before satisfying the needs and expectations of external customers, the organization should be concerned about meeting internal customer needs and expectations. The internal marketing has tools that when used strategically and at the core of the organization, can be crucial in an ever more appropriate posture as well as the commitment towards the company itself and employee performance. This research project aims to analyze the implementation of internal marketing, from the point of view of human resource managers of Portuguese companies, with the main objective to understand the importance given by human resource managers to internal marketing. For this purpose it was decided to apply qualitative methodology, using semi-structured interviews, which will be analyzed through content analysis, including a thematic analysis or a categorical one.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/7942
Designação: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Aparece nas colecções:ESEIG - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos

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