Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/764
Título: Programa de educação para a saúde desenvolvimento e estimulação infantil
Autor: Aragonez, Cláudia
Orientador: Melo, Cristina Argel
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil/avaliação
Sinais de alerta
Brinquedos adequados/brincar
Child development/evaluation
Alert signs
Suitable toys/ playing
Data de Defesa: 2010
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Resumo: Introdução: A participação activa dos pais e outros cuidadores está relacionada com o conhecimento que estes têm, sendo por isso importante traçar estratégias que promovam a aquisição de conhecimentos. A triagem e detecção precoce de alterações do desenvolvimento infantil são de uma importância premente fazendo o Fisioterapeuta parte da equipa multidisciplinar responsável por tal. Objectivos: Aumentar o grau de conhecimento dos pais e funcionários da instituição, sobre desenvolvimento infantil, da criança dos 0 aos 3 anos e detectar alterações e/ou atrasos no desenvolvimento infantil, presentes e até então não diagnosticados. Amostra: A amostra deste estudo foi constituída por 45 pais com filhos a frequentar a creche do Abrigo, 39 crianças e 11 funcionários. Pais e funcionários responderam a um questionário de levantamento de necessidades e de caracterização sociodemográfica. Houve ainda reuniões com os pais para informação dos resultados das avaliações e uma sessão educativa para pais e funcionários da creche onde foram avaliados conhecimentos antes e depois da sessão. As 39 crianças foram avaliadas através do Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. Resultados: A grande maioria dos pais e funcionários querem ter acções de formação na área do desenvolvimento infantil. Das 39 crianças avaliadas, 2 atrasos de desenvolvimento detectados e encaminhados. Relativamente aos pais foi possível observar um aumento de aquisição de conhecimentos na primeira sessão educativa não se tendo observado o mesmo na 2ª sessão. Nos funcionários verificou-se uma aquisição de conhecimentos. Conclusão: A educação para a saúde é primordial nas instituições com crianças sendo o papel do fisioterapeuta integrado na equipa destas instituições, muito importante
Introduction: It is of great importance the early screening of any alterations in the child development, in order to prevent major damages. For this to happen everyone around the child must be implicated. The presence of a physiotherapist in the multidisciplinary team should be considered. Objectives: There are two main golds for this work. One is to increase the knowledge level of parents and institution workers about child development in the 0-3 years old stage. The other is to detect any kind of alterations and/or delays undisclosed until know in the observed population. Sample: The sample for this study (work) was built with forty five parents with children in the Abrigo day care center, thirty nine children and eleven day care center workers. The thirty nine children were evaluated with the Denver II Screening Test. Parents and day care workers reply to a questionnaire for sample characterization. Meetings were made to inform parents about the evaluation results. A training session was made, for parents and day care workers, where knowledge assessment was made before and after the training. Results: Almost all parents want to have training in child development. From the thirty nine evaluated children, two development delays were detected and sent to further evaluation. After evaluation an increase of knowledge was verified among day care center workers. The same happened for parents but only for the first training session. Concerning the second one the participation was not enough in order to have a proper analysis. Conclusion: The presence of a physiotherapist in child communities, like day care centers, kindergartens and others, would benefit these institutions. The health professional would have an important role in promoting health.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/764
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