Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/749
Título: O modelo transteórico de mudança de comportamentos na promoção da actividade física nas grávidas
Autor: Silva, Ana Luís
Orientador: Santos, P. C.
Palavras-chave: Actividade física
Gravidez
Promoção
Modelo transteórico de mudança de comportamentos
Physical activity
Pregnancy
Promotion
Transtheoretical model of behavior change
Data de Defesa: 2010
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Resumo: Os hábitos de actividade física (AF) podem-se alterar consideravelmente durante a gravidez. O sucesso das estratégias que visam promover a AF das gestantes depende do modelo motivacional implementado. Objectivo: Determinar se o Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (MTMC) utilizado no Projecto “Mães em Movimento” é eficaz na promoção de mudança de comportamentos nas grávidas no sentido de aumentar os níveis de AF. Metodologia: Foi realizado um estudo, experimental do tipo Intervenção Comunitária, numa amostra consecutiva constituída por 20 grávidas que faziam Preparação para a Parentalidade (PP) em dois Centros de Saúde. O grupo experimental, constituído por 10 grávidas, além da preparação, participou no projecto “Mães em Movimento” baseado no MTMC. O grupo de controlo seguiu o programa de PP. Os instrumentos utilizados para 1ª avaliação foram: o Questionário de Actividade Física para Gestantes, a Escala de Estados de Mudança de Comportamento para o Exercício, o Questionário de Auto-Eficácia, o Behavioural Regulation in Exercise Questionnaire-2 e um Questionário de Hábitos e Conhecimentos. Resultados: Após a implementação do projecto “Mães em Movimento” no grupo experimental, 100% das mulheres referiram praticar AF regular. O gasto energético semanal em actividades desportivas/exercício aumentou aproximadamente 4 vezes (p=0,002) desde a 1ª avaliação até à 2ª avaliação. Verificou-se uma tendência de deslocação dos estadios de mudança de comportamento inactivos para os activos (p=0,007) e a motivação intrínseca aumentou significativamente (p=0,018). Observou-se, também, um aumento dos conhecimentos relativos a diversas dimensões da AF na gravidez (p=0,002). Conclusão: Neste estudo, o MTMC revelou-se um modelo eficaz na promoção de hábitos de AF em grávidas, realçando que o sucesso da mudança de comportamento é influenciado pela motivação individual, pelo empowerment (transferência de conhecimentos e competências) e pelas oportunidades criadas.
The habits of physical activity (PA) may change considerably during pregnancy. The success of strategies to promote PA for pregnant women depends on the motivational model implemented. Purpose: To determine whether the Transtheoretical Model of Behavior Change (TTM) used in the project "Moms in Motion" is effective in promoting behavior change to increase levels of PA in pregnant women. Methods: A control trial study, type “Community Intervention”, was conducted in a consecutive sampling, consisted of 20 pregnant women of the parenthood classes (PC). The experimental group, consisted of 10 elements, participated in the "Moms in Motion" based on the TTM. The control group followed the PC. The instruments used for assessment were: the Pregnancy Physical Activity Questionnaire, the Exercise Stages of Change Questionnaire, the Self-Efficacy Questionnaire, the Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire-2 and the Habits and Skills Questionnaire. Results: After implementation of the "Moms in Motion" in the experimental group, 100% of women reported practicing regular PA. The weekly energy expenditure in sporting activities increased approximately 4 times (p = 0.002). There was a trend shift in stages of change inactive to active (p = 0.007) and intrinsic motivation increased significantly (p = 0.018). Was also observed an increase in knowledge, concerning various dimensions of PA during pregnancy (p = 0.002). Conclusion: In this study, the TTM revealed to be an effective model in promoting PA habits, noting that successful behavior change is influenced by individual motivation, empowerment (transfer of knowledge and skills) and opportunities created.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/749
Aparece nas colecções:ESTSP - DM - Fisioterapia

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