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Título: Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolar
Autor: Lima, Tânia
Orientador: Melo, Cristina Argel
Palavras-chave: Educação postural
Prevenção
Promoção da saúde
Crianças
Postural education
Prevention
Health promotion
Data de Defesa: 2010
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Resumo: O presente estudo teve como objectivos conhecer a percepção dos professores do ensino básico acerca da postura corporal dos alunos na sala de aula e analisar a postura de alunos do 1º ano do ensino básico. Este estudo foi realizado numa escola do 1º Ciclo, com 6 professores voluntários e 40 alunos do 1º ano. Na I parte referente ao estudo qualitativo, realizou-se uma discussão por grupo focal, com um roteiro de perguntas que os professores foram discutindo livremente expondo as suas opiniões. Concluiu-se que há por parte dos professores noção de como é a postura corporal dos alunos na sala de aula, como essa postura corporal, pode influenciar de forma, positiva ou negativa o estado de saúde do aluno na sala de aula e comprometer a qualidade de vida dos alunos. Na II parte quantitativa os alunos foram avaliados através do registo fotográfico, num programa de avaliação postural, demonstrando os resultados que na amostra em estudo não foi encontrado desvio vertical significativo entre a cintura escapular e a cintura pélvica. No entanto, foi encontrado desvio horizontal significativo do alinhamento das omoplatas entre si e das espinhas ilíacas postero-superiores entre si, já indicando um início de desvio postural com carácter escoliótico. Conclui-se pois que os alunos avaliados apresentavam problemas posturais com necessidade de serem acompanhados por Fisioterapeutas.
This study aims at assessing the perception of elementary school teachers about the posture of the students in the classroom and to analyze the attitude of students in 1st year of primary school. This research was conducted in a school from the 1st cycle, with six volunteer teachers and 40 students of 1 year. In part I concerning the qualitative study, there was a discussion by focus groups with a script of questions that teachers were discussing freely stating their opinions. It is there by the notion of teachers as the body posture of the students in the classroom, such as body posture may influence how positive or negative health status of students in the classroom and compromise the quality of students' lives. In part II students were assessed by photographic record, a program of postural assessment, the results showed that in the sample was not found significant vertical deviation between the shoulder girdle and pelvic girdle. However, we found significant deviation from the horizontal alignment of the shoulder blades together and the posterior-superior iliac spines between them, already indicating a beginning of scoliosis deviation.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/746
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