Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/7180
Título: Sistema Inteligente de Apoio ao Coach
Autor: Agria, Vasco Santos Borges
Orientador: Madureira, Ana
Pereira, João Paulo
Palavras-chave: Sistema de apoio ao coach
Interação homem-computador
Personas
Níveis de utilizador
Rede Bayesiana
Engenharia de usabilidade
Coach support system
Human-computer interaction
Personas
User levels
Bayesian network
Usability engineering
Data de Defesa: Out-2014
Resumo: O coaching é um processo que permite ajudar um ou mais indivíduos a definirem e saberem como concretizar os seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Atualmente, existe um interesse e procura crescente de pessoas com experiência nesta área (designados por coaches) por parte de empresas, equipas desportivas, escolas e outras organizações, com a finalidade de obter um maior rendimento. De forma a ajudar os intervenientes no processo, este documento demonstra a necessidade de existir uma ferramenta de apoio que permite aos coaches gerirem melhor a sua atividade profissional. A pesquisa e estudo efetuados procuram responder a este caso, desenvolvendo um sistema informático inteligente de apoio ao coach dotado de uma interface centrada no utilizador. Antes de iniciar o desenvolvimento de um sistema inteligente é necessário realizar e apresentar um levantamento do estado da arte, mais concretamente sobre a interação homem-computador, modelação do perfil de utilizador e processo de coaching, que apresenta os fundamentos teóricos para a escolha da metodologia de desenvolvimento adequado. São apresentadas posteriormente as fases constituintes do modelo de desenvolvimento de interfaces escolhido, a engenharia de usabilidade, que se inicia com uma análise detalhada, permitindo de seguida uma estruturação dos conhecimentos obtidos e a aplicação de linhas de orientação estipuladas, finalizando com testes de utilização e respetivo feedback dos utilizadores. O protótipo desenvolvido distingue utilizadores com diferentes características, através de uma classificação por níveis e permite gerir todo o processo de coaching efetuado a outras pessoas ou ao próprio utilizador. O facto de existir uma classificação dos utilizadores faz com que a interação entre sistema e utilizadores seja diferente e adaptada às necessidades de cada um. O resultado dos testes de utilização com um caso prático e dos questionários efetuados permite detetar se o modelo foi bem-sucedido e funciona corretamente e o que é necessário alterar no futuro para facilitar a interação e satisfazer as necessidades de cada utilizador.
Coaching is a process that helps one or more individuals to know how to define and achieve their goals, whether personal or professional. Nowadays, there is an increasing interest and demand for people with experience in this area (called coaches) from businesses, sports teams, schools and other organizations, in order to obtain a greater performance. In order to help those involved in the process, this document shows the need for a support tool that allows coaches to better manage their professional activity. The research and study conducted seek to meet this need, developing an intelligent computer system to support the coach enhanced with a user-centered interface. Before starting the development of an intelligent system it is necessary to conduct a survey of the state of the art, more specifically on human-computer interaction, user profile modeling and the coaching process, which presents the theoretical foundations for the choice of the appropriate development methodology. The constituent phases of the selected interfaces development model, usability engineering, are then presented, starting with a detailed analysis, allowing then a structuring of the acquired knowledge and an application of the laid down guidelines, concluded with user testing and feedback from respective users. The developed prototype distinguishes users with different characteristics through tiers and allows them to manage the whole process of coaching made either to someone else or to the user himself. The fact that there is a user classification makes the interaction between the system and the user different and adapted to the needs of each user. The result of usability testing with a case study and questionnaires conducted allows to detect if the model was successful and works properly and what is required to change in the future to facilitate interaction and meet the needs of each user.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/7180
Designação: Mestrado em Engenharia Informática
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

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