Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/7123
Título: Aperfeiçoamento dos Métodos Utilizados, para a Orçamentação e Planeamento de Obras Rodoviárias
Outros títulos: Relatório de Estágio Câmara Municipal do Porto - DMOIP
Autor: Silva, Emanuel Sousa
Orientador: Jacob, Ângelo
Palavras-chave: Pavimentos
Flexível
Rígido
Mobilidade
Travessia
Orçamento
Rendimento
Pavement
Flexible
Rigid
Mobility
Crossing
Budget
Income
Data de Defesa: Out-2015
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de DIPRE (Dissertação/Projecto/Estágio) lecionada no Mestrado em Engenharia Civil – Infraestruturas, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio foi realizado na Divisão Municipal de Obras e Iluminação Pública, na Câmara Municipal do Porto. Neste relatório procurou-se descrever e caracterizar todos os tipos de pavimentos, desenvolver e estudar novas técnicas de orçamentação e planeamento, e ainda analisar vários casos para mostrar a validade do que se realizou. Este relatório inicia-se com uma primeira parte de âmbito teórico, em que se faz referência aos diferentes tipos de pavimentos, analisando-se o seu comportamento, execução, patologias e métodos de dimensionamento. Para além disso faz-se a interpretação do Decreto-Lei nº 163/2006 e das questões de mobilidade urbana. Para o estágio foram necessárias diversas ferramentas de trabalho, não só fornecidas pela Divisão Municipal de Obras e Iluminação Pública, mas também propostas e exploradas pelo aluno. Com estas ferramentas conseguiu-se desenvolver um novo método de orçamentação, estudando os Rendimentos dos operários para um maior rigor nas estimativas de custo efetuadas. As soluções que se apresentam para mostrar o trabalho desenvolvido foram escolhidas de acordo com a sua importância e abrangência para demonstrar tudo o que foi acompanhado e realizado durante o estágio. Começando pela Rua do Dr. Magalhães Lemos, que foi selecionada porque houve a oportunidade de acompanhar e fiscalizar uma obra que contempla a execução de dois pavimentos distintos, o pavimento flexível e o rígido, em Betão Armado Contínuo. Optou-se também por selecionar dois casos de melhoria da acessibilidade no centro da cidade, porque foram dois projetos desenvolvidos pelo aluno em que se conseguiu explorar as diferentes decisões que teve de se tomar. Por fim, apresenta-se o estudo do dimensionamento da Rua de Santo Ildefonso de acordo com as diretrizes da Câmara Municipal do Porto no percurso académico.
This report was made in the course of DIPRE (Thesis / Project / Internship) taught in the Master of Civil Engineering - Infrastructure, Institute of Engineering of Oporto. The internship was held at the “Divisão Municipal de Obras e Iluminação Pública”, in the Municipality of Porto. In this report we tried to describe and characterize all types of pavements, develop and study new techniques for budgeting and planning, and examining several cases to show the validity of what took place. This report begins with a first part of the theoretical framework in which reference is made to different types of pavements, analyzing their behavior, execution, pathologies and design methods. In addition, was made the interpretation of “Decreto-Lei Nº 163/2006” and urban mobility issues. To internship were necessary many work tools, not only provided by the “Divisão Municipal de Obras e Iluminação Pública”, but also proposed and explored by the student. With these was possible to develop a new budgeting method, studying the income of workers for greater rigor in the made cost estimates. The solutions presented to show the work made according to their importance and demonstrate what has been accompanied and performed during the internship. Starting with Dr. Magalhães Lemos Street, which was selected because it had the opportunity to monitor and supervise a work that contemplates the execution of two different pavements, flexible and rigid, Concrete Continuous armed. It was selected two cases for better accessibility in the city center, because they were projects developed by student in which he could explore the different decisions that had to be taken. Finally we present the design of Santo Ildefonso Street according to what has been learned in the Municipality of Porto and the academic route.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/7123
Designação: Mestrado em Engenharia Civil
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Civil

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