Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/7101
Título: ISO 9001:2015, Uma Oportunidade para o Reajustamento das Empresas no Sector Metalúrgico Metalomecânico
Autor: Duarte, João Rui Brandão Bandeira
Orientador: Fonseca, Luís Miguel Ciravegna Martins da
Palavras-chave: Qualidade
Gestão
Sistema de gestão da qualidade
ISO 9001:2008
ISO 9001:2015
Gestão do risco
Eficiência
Certificação
Impactos
Data de Defesa: 2014
Resumo: O pretexto da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa empresa de produção de fundos copados, constitui pretexto para provocar uma análise mais profunda e fundamentada do tema e objetivo para este projeto. Entender um conceito tão subjetivo como o de qualidade afigura-se como necessidade primária para o início da reflexão. Percorremos em seguida a história do conceito desde a Europa Medieval até à revolução na qualidade que acabaria por acontecer no Japão após a II Guerra Mundial. A qualidade como a entendemos hoje deve-se ainda a contributos de personalidades que identificaram vários métodos que surgiram ao longo do tempo e que foram melhorando o conceito, de entre as quais se referem três: William Deming, Joseph Moses Juran e Philip B. Crosby. Em seguida reflete-se acerca do impacto real da implementação da ISO 9000, recorrendo ao estudo de Olivier Boiral, que fornece uma aproximação bastante real dos benefícios da implementação de sistemas de gestão da qualidade. Ainda no segundo capítulo analisamos a importância do processo de certificação, concluindo que a tarefa extra de uma organização externa certificar o SGQ constitui indubitavelmente uma forma de manter o sistema rigoroso e disciplinado. No terceiro capítulo, “ISO 9001:2008 VERSUS ISO 9001:2015”, analisamos em detalhe as principais alterações da futura norma ISO 9001:2015 relativamente à iISO 9001:2008: introdução do “pensamento baseado no risco”; enfase dado à abordagem por processos; enfase dado à “gestão da mudança”; “gestão do conhecimento”; “direção estratégica”, integrando os sistemas de gestão e da qualidade; a determinação de que todas as normas que integram um sistema de gestão seguirão um novo formato, chamado “high-level structure” como definido no Anexo SL; e enfase ainda dado à consideração do feedback de todos os processos e stakeholders envolvidos. Seguidamente, no capítulo “Apresentação da “Empresa Lda””, apresenta-se a empresa alvo deste caso de estudo, uma indústria metalomecânica que fabrica fundos copados para o mercado nacional e internacional. Analisadas as principais alterações entre a atual e a futura norma, no capítulo “SGQ Proposto Assente na Futura Norma ISO 9001:2015” propõem-se alterações ao sistema já implementado anteriormente com base na aceitação da futura ISO 9001:2015 e alterações que esta prevê. Os processos e procedimentos que representem mais tempo e custo serão 6 identificados, assim como aqueles que poderão ser mais rapidamente adaptados para que o SGQ seja assim otimizado e mais adaptado aos recursos disponíveis. Para esta reflexão e desenvolvimento de uma nova estratégia recorre-se a vários instrumentos: estabelecem-se objetivos, efectua-se a análise SWOT, uma análise FMEA, a Análise de Gestão do Conhecimento e finalmente a Análise das Partes Interessadas. Em conjunto com as propostas de ações referidas nas análises anteriores descrevem-se de seguida as propostas de ação de intervenção nos fluxogramas. Os processos e procedimentos que aqui se destacam são aqueles que se consideram poderem constituir impacto eficaz e que vão ao encontro daquilo que é proposto na nova norma ISO 9001:2015, tendo em conta as principais alterações vistas anteriormente.
The pretext of the implementation of a Quality Management System in a dished ends production company, is a pretext to provoke a deeper analysis and based theme and goal for this project. Understand a concept as subjective as the quality it seems as primary need for the early reflection. Then we go through the history of the concept from medieval Europe to the revolution in quality that would eventually happen in Japan after World War II. Quality as we understand it today still has also the contribution of personalities that have identified several methods that have emerged over time and have been improving the concept, among which we refer three: William Deming, Joseph Juran Moses and Philip B.Crosby. After we reflect about the real impact of the implementation of ISO 9000, using the study of Olivier Boiral, which provides a very real approach of the benefits of implementing quality management systems. Also in the second chapter we analyze the importance of the certification process, concluding that the extra task of an external organization certify the QMS is undoubtedly a way to keep a strict and disciplined system. In the third chapter, "ISO 9001: 2008 versus ISO 9001: 2015," we analyzed in detail the major changes of the future ISO 9001: 2015 in relation to the ISO 9001: 2008: introduction of "risk-based thinking"; emphasis given to the process approach; emphasis given to the "management of change"; "Knowledge management"; "Strategic direction", integrating management systems and quality; the determination that all standards that integrate a management system will follow a new format called "high-level structure" as defined in Annex SL; emphasis and even the consideration of feedback from all stakeholders and processes involved. In the chapter “Presentation of “Company Lda”, the target company in this case study, a metalworking industry producing dished ends for national and international markets. Analyzed the main changes between the current and the future standard are proposed the changes to the system already implemented previously based on the acceptance of the future ISO 9001: 2015 and changes that this provides . The processes and procedures that represent more time and cost will be identified, as well as those that can be quickly adapted to the quality management system and be optimized and more in balance with available resources. To the discussion and development of a new strategy we use various instruments: are established goals, carried out a SWOT analysis, FMEA analysis, knowledge management analysis and finally the Stakeholder Analysis. Together with the proposals for actions referred to in previous analyzes are described intervention proposals for action in the flowcharts. The processes and procedures that stand out here are those which we consider can constitute effective impact and meet what is proposed in the new ISO 9001: 2015, taking into account the major changes seen before.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/7101
Designação: Mestrado em Engenharia Mecânica
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Mecânica

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