Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/7097
Título: Estudo e Projeto de uma variante urbana no Concelho de Cinfães
Autor: Pinto, Bruno Rafael Silva
Orientador: Jacob, Ângelo Manuel Gonçalves
Palavras-chave: Estudo de traçado
Perfil
Plataforma
Pavimento
Sinalização e Segurança
Road Study
Profile
Platform
Floor
Signaling and Security
Data de Defesa: Out-2015
Resumo: A criação de infraestruturas passa pela construção de estradas que ligam pontos estratégicos, permitindo acesso a bens e serviços, de forma cómoda e segura. No desenvolvimento deste trabalho é abordado o estudo e projeto de uma variante urbana no concelho de Cinfães, nas especificidades de traçado, pavimentos e sinalização. Inicia-se por uma apresentação sobre o trabalho, os objetivos, estrutura e metodologia utilizada na sua elaboração. São apresentados os softwares utilizados, como editores de imagem (Google Earth, Microsoft ICE e Caesium) que permitem obter e trabalhar imagens panorâmicas, o Civil 3D que possibilita a realização ágil de um projeto de vias, e o Alize-LCPC que determina as caraterísticas de dimensionamento de um pavimento flexível. São apresentados os estudos necessários para a construção da variante em questão passando pela localização da via, o trabalho sobre o levantamento topográfico fornecido pela Câmara Municipal, condicionantes de traçado e serviços afetados. Posteriormente, são abordados alguns conceitos teóricos como geometria do traçado, velocidade, tráfego e visibilidade. Descrevem-se as caraterísticas geométricas de infraestruturas rodoviárias a conhecer anteriormente à realização de um projeto de execução de uma via, como o traçado em planta (alinhamentos retos, curvas, raios, sobreelevação, sobrelargura), perfil longitudinal (trainéis, inclinações, concordâncias verticais) e perfil transversal (faixa de rodagem, bermas, valetas e taludes). É realizada ainda uma apresentação sobre os elementos integrantes de uma plataforma rodoviária e passeio, os seus critérios de dimensionamento, como caraterização do tráfego, temperaturas de serviço e deformações, assim como os elementos teóricos para o estudo de drenagem (período de retorno, precipitação e tipos de dispositivos). São ainda apresentadas as caraterísticas gerais de um projeto de sinalização e segurança, enunciando as marcas rodoviárias e a sinalização vertical. Termina-se apresentando as soluções encontradas e os meios utilizados, para a elaboração do projeto de uma via nova, alargamento de via existente e requalificação de pavimento de um troço de ligação à EN222, expondo ainda as conclusões obtidas na realização do projeto com propostas para desenvolvimento futuros.
The creation of infrastructures implicates the construction of roads that connect strategic points, allowing access to goods and services, in a convenient and secure way. This work focuses on the study and design of an urban route in Cinfães, its specific path, flooring and signage. It begins by presenting the work, its goals, structure and methodology. Describes the used software, such as image editors (Google Earth, Microsoft ICE and Caesium) used to obtain and work panoramic images, the Civil 3D that enables agile realization of a road design, and the Alize-LCPC that determines the dimensioning characteristics of a flexible pavement. All the studies required for the construction of the route in question are addressed, the location, the work on topographic surveys provided by the City Hall, the tracing conditions and affected services. Subsequently some theoretical concepts are discussed such as the geometry of the layout, speed, traffic and visibility. The geometric characteristics of road infrastructures to be determined prior to the completion of a one-way execution project,are described, namely the horizontal alignment (straight alignments, curves, rays, uplift over width), the vertical alignment (gradients, slopes, vertical agreements) and cross section (roadway, curbs, ditches and embankments). It is also presented the inherent elements of a road platform and sidewalk, its dimensioning criteria, such as traffic characterization, operating temperatures and strains, as well as the theoretical elements for the drainage study (return period, precipitation and types of devices). There is also a presentation of the general characteristics of a sign and security project, outlining the road markings and road signs Finally, the solutions and the means used for the preparation of a new road project, the existing road widening and pavement rehabilitation of a connecting section to EN222, are covered, as well as the conclusions reached in the realization of the project with proposals for future development.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/7097
Designação: Mestrado em Engenharia Civil
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Civil

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