Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/7043
Título: Projecto de intervenção técnica no departamento de alojamento: abertura e implementação do Lake Spa Resort (Vilamoura)
Autor: Oliveira, Mónica Pereira de
Data: 2015
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Resumo: O trabalho que se apresenta em anexo intitula-se “Projecto de intervenção técnica no Departamento de Alojamento- abertura e implementação do Lake Resort Vilamoura” e foi elaborado no âmbito da prestação de provas para reconhecimento como Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional ao abrigo do ponto ii) da alínea g) do artigo 3º, do Decreto-lei 115/2013, na área da Educação e formação 811-Hotelaria e Restauração – de acordo com a Portaria 256/2005, de 16 de Março de 2005. Originalmente tratava-se de um Manual que foi criado em Julho de 2005 para preparação técnica e operacional dos colaboradores recentemente contratados para a abertura do Conjunto Turístico Lake Resort, promovido pela Empresa Future Trends e Instituto Português do Desenvolvimento do Turismo. A intervenção efectuada dividia-se em 2 áreas integrantes do Departamento de Alojamento que, apesar de complementares, apresentam características diferenciadoras: Recepção e Andares. Pretendia-se com a intervenção apresentada a melhoria da prestação de serviços por parte dos colaboradores, elevando o serviço à excelência no atendimento e acolhimento ao cliente. Por outro lado, visava apetrechar tecnicamente os formandos de conhecimentos a nível de organização e controlo das diversas secções e subsectores que integram a área de Alojamento, preparando-os para a execução profissional de um conjunto de tarefas relacionadas com a planificação, orientação e gestão dos Departamentos de Recepção e Andares. Era também objectivo geral da intervenção potenciar os hoteleiros em formação de capacidades teórico-práticas que lhes permitissem desenvolver as suas competências, visando o enriquecimento do acolhimento ao cliente, e por acréscimo o aumento de receitas do Hotel. Era por isso fundamental estabelecer linhas orientadoras para a gestão dos recursos humanos e recursos materiais disponíveis, de forma a atingir o nível óptimo, assegurando a qualidade de serviço. Por outro lado, tinha como objectivos específicos compreender a importância do sector de alojamentos no Hotel, no que se refere ao volume de vendas e à qualidade de serviço, identificar a qualidade de serviço como aposta estratégica de melhoria contínua e consequente fidelização do cliente, compreender a importância dos recursos humanos no sucesso da unidade, identificar as diversas áreas da Recepção e tarefas inerentes, sem as quais a qualidade de serviço não é possível e reconhecer as formas de acolhimento ideais aos diferentes tipos de clientes. Considerando as profundas mutações sofridas quer ao nível conceptual, quer ao nível operacional, que fortemente influenciaram o mercado hoteleiro e que o condicionaram as estratégias de gestão ao longo da história, pretendeu-se apresentar uma melhoria face ao manual de Operação apresentado em 2005...
Descrição: Trabalho de natureza profissional para obtenção do Título de Especialista do Instituto Politécnico do Porto, na área de Hotelaria e Restauração, defendido a 23-11-2015.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/7043
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