Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6904
Título: Tornar-se adulto na Casa 5: promover a autonomia individual em Apartamento de Autonomização
Autor: Pereira, Vera Lúcia Almeida
Orientador: Pessanha, Manuela
Palavras-chave: Apartamento de Autonomização, Autonomia, Vulnerabilidade, Relação.
Empowerment Flat, Empowerment, Vulnerability, Relation.
Data de Defesa: 2013
Resumo: Na ausência de uma retaguarda familiar capaz de se constituir como uma rede de segurança e apoio ao desenvolvimento integral de adolescentes com medida de promoção e proteção, o Apartamento de Autonomização oferece um espaço no qual os jovens podem treinar competências que lhes assegurem um futuro autónomo e minimizem os riscos de exclusão social. Esta resposta social propõe-se preparar adolescentes, em transição para a adultez juvenil, para a conquista da responsabilidade de se autoprotegerem, de cuidarem de si próprios e de assumirem a sua identidade perante os outros. Todavia, um projeto de Autonomização de Vida revela-se um desafio, não apenas para os jovens, como também para as famílias e para os profissionais que com eles trabalham. Foram, precisamente, as dificuldades inerentes à Autonomização de Vida em contexto institucional que motivaram o desenvolvimento de um projeto em educação e intervenção social promotor da eficiência dessa resposta social em termos de promoção da autonomia e da transição bem-sucedida para a vida adulta. O presente relatório constitui, assim, um olhar retrospetivo sobre o Projeto “Tornar-se Adulto na Casa 5”, o qual, através da metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou alcançar a finalidade proposta pelos participantes: “Promover uma autonomia plena dos jovens da Casa 5, com vista à transição bem-sucedida para a vida adulta após o término da medida de promoção e proteção”. Ainda que os resultados obtidos tenham sido moderadamente satisfatórios, o Projeto terá contribuído para o desenvolvimento de uma consciencialização mais crítica acerca das oportunidades e dos constrangimentos ao desenvolvimento da Autonomia, favorecendo, desejavelmente, a transição para vida adulta após a desinstitucionalização.
In the absence of family background able to establish itself a safety and support net to the complete development of adolescents with measures of promotion and protection, the “Apartamento de Autonomização” (Empowerment Flat) offers a place where young people can practise competences that will assure an autonomous future and will minimize the risk of social exclusion. This social response proposes to prepare adolescents to the transition to adulthood, so they can achieve the responsibility to protect and take care of themselves and assume their identity before others. However, a project of Empowerment of Life reveals itself a challenge not only for young people, but also for families and professionals who work with them. The difficulties inherent in the Empowerment of Life in institutional context were precisely the reason for the development of a project in education and social intervention, promoting the efficiency of this social response of empowerment promotion and a successful transition to adult life. This report is a backward glance at the project “Tornar-se Adulto na Casa 5” (“Become adult on House 5”), which, using the methodology of Participatory Investigation-Action, aimed to achieve the purpose suggested by the participants: “To promote a complete empowerment on young people of House 5, in order to achieve a successful transition to adult life after the end of the promotion and protection measure”. Even though the results obtained were moderately satisfactory, the Project will contribute to the development of progressively more critical awareness about the opportunities and the constraints to the development of Empowerment, promoting the transition to adult life after the deinstitutionalization.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6904
Designação: Mestre Educação e intervenção social, especialização em acção psicossocial em contextos de risco
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco

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