Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6895
Título: Autores da nossa própria história
Autor: Vieira, Isabel Margarida Simões Guedes
Orientador: Mendes, Ivaneide
Palavras-chave: Educação Social; Educação de Adultos; Centros Novas Oportunidades; Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Social Education; Adult Education; New Opportunities Centers; Recognition, Validation and Certification of Competencies
Data de Defesa: 2012
Resumo: Acreditando numa educação social que se quer muito mais do que uma socialização correta e numa educação de adultos que se quer muito mais do que um ajustamento funcional dos indivíduos ao mercado de trabalho, este trabalho desenvolveu-se num Centro Novas Oportunidades (CNO), sedeado numa escola pública do concelho de Penafiel, entre outubro de 2011 e julho de 2012. Através de uma metodologia de investigação-ação participativa, procurou potenciar os campos de interseção entre a educação social e a educação de adultos, inspirando-se no poder libertador e transformador da educação. Num momento em que os adultos vivenciaram o encerramento repentino da Iniciativa Novas Oportunidades, em que estão integrados ou que foram integrantes, e o consequente sentimento de descredibilização social dos processos que frequentavam, este projeto procurou promover nos adultos com quem foi construído, a capacidade de reflexão sobre o seu passado, apropriação crítica do seu presente, a fim de tomarem decisões sobre o seu futuro, e que respondesse aos seus interesses e desejos, numa lógica de solidariedade, justiça e desenvolvimento. As conclusões deste trabalho apontam para a sua capacidade de, numa atitude emancipatória e democrática, analisar criticamente as circunstâncias que enquadram mais um período de transição das políticas públicas no campo da educação de adultos, a partir de uma essencial avaliação isenta e independente do trabalho desenvolvido, pelos seus principais intervenientes: os adultos.
We believe that social education should be much more than a correct socialization process and that adult education should be much more than a functional adjustment of individuals to the labor market. This study was carried out in a “New Opportunities Center” based in a public school in Penafiel, between October 2011 and July 2012. Using an active research methodology, we sought to enhance the field of intersection between social education and adult education, inspired by the liberating and transformative power of education. At a time when adults were experiencing the sudden closure of the “New Opportunities” initiative, in which they took part, and the consequent sense of loss of credibility of the social processes they were attending, this project sought to promote in those same adults, the ability to reflect critically about their past and their present situation in order to make decisions about their future, and to respond to their interests and desires, in a logic of solidarity, justice and development. The findings of this study point to the adults’ ability of a democratic and emancipatory attitude, being able to analyze critically the circumstances that characterize such a transition period of public policies in the area of adult education, from a free and independent critical review of the work by its main participants: the adults themselves.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6895
Designação: Mestre Educação e intervenção social, especialização em desenvolvimento comunitário e educação de adultos
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

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