Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6894
Título: Lutar por uma vida melhor
Autor: Sousa, Alexandra Margarida Pinto de
Orientador: Bertão, Ana
Palavras-chave: Participação, partilha, investigação – acção participativa, mudança, investigador colectivo e profissional reflexivo
participation; sharing; participative action, research, collective researcher, reflexive professional
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente trabalho pretende dar conta do projecto de investigação e intervenção social desenvolvido com uma família acompanhada no âmbito do Rendimento Social de Inserção (RSI). Parte, em termos teóricos, da complexidade e variabilidade do trabalho social, considerando as suas diferentes visões e a sua construção social, destacando a existência de diferentes forças que constroem e influenciam a acção psicossocial. Enfatiza, em função das fragilidades do modelo tradicional de intervenção, a necessidade dos profissionais repensarem e qualificarem as suas intervenções e, ainda, a importância do modelo de relação de ajuda e da abordagem sistémica no desenvolvimento do trabalho psicossocial e educativo desenvolvido pelos educadores sociais. O projecto desenvolvido assenta no paradigma emergente, constituindo uma investigação qualitativa, orientada por uma metodologia de investigação-acção participativa. Estas opções metodológicas permitiram o desenvolvimento de um trabalho plenamente cooperativo, que partiu dos seus participantes, das suas circunstâncias reais, ou seja, dos problemas concretos da família, numa lógica de aproximação entre saberes. Foi desenvolvido com a finalidade de promover a melhoria da qualidade de vida da família, nomeadamente ao nível da habitação, educação e relações familiares e permitiu, em linhas gerais, que a família adquirisse maior poder de decisão sobre a sua vida, expectativas mais positivas relativamente ao futuro, interacções familiares mais positivas e uma crescente consciência da importância de um maior envolvimento e empenho nas questões relacionadas com a escola e com as aprendizagens escolares.
The presente study intends to explain the research project and social interventation, developed with a family followed on the extent of social insertion income. Part of different visions, in theoretical terms, highlights the existence of different forces which build and influence the social construction and psychosocial action. Furthermore emphasizing, as a function of the weaknesses of traditional intervention model, the need of professionals rethink and qualify their operations and also, the importance of aid relationship model and the systematic approach in the development of psychosocial and educational work undertaken by social educators. The developed study is based on the emergin paradigm, providing a qualitative research, guided by a participative methodology of action research. These methodological choices allowed the development of a fully collaborative work which came from its participants actual circumstances, ie, the concrete problems of the family and logical approach beetwen knowledge. It was developed aiming the quality of life improvement promotion, mainly at accomodation, education and familiar relationships level. Also allowed, in general terms, more positive expectations regarding future, more positive familiar relations and a growing consciousness in the importance of a greater involvement and commitment, on questions related with school and school learning.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6894
Designação: Mestre Educação e intervenção social, especialização em acção psicossocial em contextos de risco
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco

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