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Título: No encontro comigo e com os outros
Autor: Monteiro, Luciana de Xavier
Orientador: Pessanha, Maria Manuela
Palavras-chave: Deficiência, Família, Grupo de Apoio, Partilha, Relação
Intellectual deficiency, Family, Support Group, Sharing, Relationship
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: No presente Relatório apresenta-se o Projeto “No Encontro Comigo e Com os Outros”, desenvolvido com um grupo de mães de pessoas com deficiência intelectual. Este Projeto propõe uma resposta de apoio e de partilha num grupo de mães, visando o estabelecimento de relações em grupo, para que se reflita de forma autónoma nos problemas comuns. Desta forma, este Projeto, para além de propor encontros de apoio emocional, aponta para o envolvimento das mães nas atividades institucionais da Associação que os filhos frequentam. Os desafios colocados às famílias com filhos com deficiência fundamentaram o desenvolvimento de um Projeto em Educação e Intervenção Social, enquanto promotor de reflexão e de autonomia. Neste sentido, todo o Projeto posicionou-se, metodologicamente, na Investigação Ação-Participativa, onde, com as pessoas, se recolheu e analisou toda a informação que conduzia aos problemas e necessidades evidenciados. A finalidade deste projeto, e todos os objetivos propostos, foram, assim, ao encontro dos problemas e necessidades priorizados pelos intervenientes, propondo-se, a partir de um conjunto de ações, alcançar uma nova realidade. Desta forma, os resultados obtidos com o Projeto foram satisfatórios, por ter contribuído para o estabelecimento de laços entre as mães, por ter fomentando a partilha e a reflexão acerca dos problemas vivenciados e por ter envolvido as mesmas nos processos institucionais. Deficiência, Família, Grupo de Apoio, Partilha, Relação.
In the present report it is presented the Project “In the Encounter with Me and the Others”, developed with a group of mothers of intellectually challenged people. This project proposes a response of support and sharing within a group of mothers. It is aimed at the establishment of group relations, so that one can reflect, in an autonomous way, upon problems which are in common. In this way, this Project more than proposing emotional support meetings, aims at the envolvement of mothers in the institutional activities of the Association which their children attend. The challenges faced by families of challenged children fundamented the development of a Project in Education and Social Intervention, as a promoter of reflection and autonomy. In this sense, the whole Project was methodologically positioned in Participational Action Investigation where, with the people, it was collected and analised all the information which conducted to the problems and needs which became evident. The purpose of this project, and of all the proposed objectives, were, therefore, to the encounter of the problems and needs prioritized by the intervenients, being proposed, from a set of actions to reach a new reality. This way, the results attained with the project were satisfactory, in the sense that they have contributed to the establishment of bounds between the mothers, have incremented the sharing and reflection about the problems experienced by them in the institutional processes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6893
Designação: Mestre Educação e intervenção social, especialização em acção psicossocial em contextos de risco
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco

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