Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6892
Título: A participação: uma âncora para o sucesso educativo
Autor: Silva, Sofia Ribeiro da
Orientador: Araújo, Deolinda
Palavras-chave: Educação Social, Sucesso Educativo, Participação e Relação Pedagógica
Social Education, Educational Sucess, Participation and Pedagogical Relationship
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente documento reflete o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num agrupamento de Escolas TEIP. Ancorado na metodologia de Investigação-ação participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitos que integram esta realidade social e desenvolveu-se passando pela reflexão sobre a relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso educativo dos jovens. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas e perceber as necessidades subjacentes a esses problemas, para as quais foi delineado um projeto de intervenção social e educativa. No âmbito deste projeto, enquadrado pela Educação Social, procurou-se que os diferentes agentes educativos refletissem sobre os seus problemas e pela via da participação procurassem dar resposta a esses mesmos problemas. O projeto, “A participação: Uma âncora para o sucesso educativo”, fruto de um trabalho conjunto dos vários participantes, possibilitou a melhoria das relações entre os intervenientes educativos (jovens, famílias desses jovens, professores, assistentes operacionais e administrativos e diretor) e a transformação da escola num espaço especialmente mais rico em relações e ações com carácter inovador.
The present document reflects the development of an Education and Social Intervention project in a grouping of TEIP Schools. Based on the Participatory Investigation-action methodology, the project parted from the hearing of feelings, perceptions and life experiences of the individuals who integrate this social reality and it developed through the reflection about the pedagogical relationship between the school, teachers and family and their contribute to the youngsters educational success. The use of several methods and techniques allowed to collect and analyse the information of where several problems emerged and understand the subjacent needs to those problems, to which was drawn a project of social and educational intervention. In the setting of this project, framed by Social Education, it was intended that the educational agents reflected about their problems and through participation search answers to those problems. The project “The participation: An anchor to educational success” fruit of the work of several participators, enabled the improvement of the relationship between the educational intervenients (youngsters, their families, teachers, operational assistants, administratives and school principal) and the transformation of the school in a space specially richer in actions and relationships with innovator character.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6892
Designação: Mestre Educação e intervenção social, especialização em desenvolvimento comunitário e educação de adultos
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_SofiaRibeiroSilva_2015.pdf4,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.