Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6877
Título: A inclusão do aprendente com distúrbio de hiperactividade e défice de atenção: um estudo de caso
Autor: Cruz, Mário
Santos, Miguel
Palavras-chave: hiperatividade
défice de atenção
escola inclusiva
necessidades educativas especiais
Data: 2008
Editora: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Resumo: Os alunos com Distúrbio Hiperactivo e Défice de Atenção (DHDA) revelam um comportamento imprevisível e inconstante, resultante da inibição de impulsos. A par deste tipo de comportamento, demonstram uma enorme imaturidade para a idade, no que se refere a relações sociais na escola, em casa e em diferentes contextos da comunidade de que fazem parte (Garcia, 2001). Esta investigação tem como objectivo principal analisar quais as representações que professores do 3o Ciclo do Ensino Básico duma turma com um aluno diagnosticado com DHDA têm relativamente: a) ao perfil comportamental do mesmo; b) às estratégias que usam no processo de ensino- aprendizagem. Utilizando questionários como instrumentos de recolha de dados, procurámos realizar uma análise estatística descritiva de forma a inventariar quais das estratégias assinaladas pelos docentes são promotoras inclusão escolar do aluno com DHDA.
Descrição: Projeto apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção da especialização em Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6877
Aparece nas colecções:ESE - LE - Relatórios

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A inclusão do aprendente com distúrbio de hiperactividade e défice de atenção.pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.