Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6852
Título: Intervenção em situações de violência e indisciplina em alunos do ensino básico: Estudo de Caso
Autor: Martins, Rita Isabel Xará Coelho
Orientador: Santos, Miguel Augusto
Palavras-chave: violência
violence
indisciplina
insucesso escolar
PBIS
discipline
school failure
PBIS
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: A indisciplina e a violência em contexto escolar têm sido uma preocupação social crescente e um assunto amplamente discutido sob diversas perspetivas. Pela complexidade de que se revestem e amplitude de implicações que acarretam, nomeadamente o insucesso escolar e as consequências psicossociais e individuais inerentes, os problemas ao nível do comportamento exigem cada vez mais uma resposta eficaz da comunidade escolar, que vê o seu funcionamento diário ser prejudicado. A acumulação de processos disciplinares evidencia a ineficácia dos sistemas punitivos, pelo que se impõe uma alternativa eficaz. Neste trabalho procuramos apresentar um programa de intervenção comportamental de caráter preventivo e que tem revelado eficácia em diversos contextos escolares. Pelo seu carácter proativo e cientificamente fundamentado, o sistema PBIS (Positive Behavioral Interventions and Supports) apoia-se em princípios da Psicologia Positiva e em dados empíricos e oferece um quadro operacional adaptável a qualquer instituição escolar. O estudo de caso apresentado apresenta intervenções de nível dois e três que, mesmo sem a implementação do nível um de base, revelaram resultados bastante positivos, pelo que há evidências de que seria benéfico para as escolas a introdução destes sistemas no combate diário, constante e preocupante à indisciplina.
The indiscipline and violence in schools have been a growing social concern and a subject widely discussed from various perspectives. The complexity of which involve and range of implications that result, such as school failure and inherent individual and psychosocial consequences, these behavior problems increasingly require an effective response from the school community, who sees his daily functioning impaired. The accumulation of disciplinary proceedings highlights the ineffectiveness of punitive systems, so there must be an effective alternative. In this paper we present a preventive program of behavioral intervention that has revealed efficacy in various school contexts. By his proactive and scientifically based character, the PBIS system (Positive Behavioral Interventions and Supports) is based on principles of Positive Psychology and on empirical data, offers adaptability to any educational institution operational framework. The case study presents interventions to levels two and three that, even without the implementation of level one base, showed very positive results, so there is evidence that it would be beneficial for schools to introduce these systems in daily, constant and worrying indiscipline fighting.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6852
Designação: MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃO
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição

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