Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6839
Título: A arte de envelhecer dançando: recordar o passado e preparar o futuro no Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira
Autor: Silva, Dora Gisela de Castro Moreira da
Orientador: Mendes, Ivaneide
Palavras-chave: Envelhecimento
Aging
Envelhecimento Ativo
Aprendizagem ao Longo da Vida
Universidade Sénior
Active aging
Learning throughout life
Senior College
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: Com a realização do trabalho, que agora se apresenta, tem-se como finalidade refletir sobre a maneira como se pode envelhecer dançando. Sustentados na metodologia de projeto, o esforço recaiu numa análise sobre as conexões das necessidades emergentes dos participantes, no que concerne desejos e motivações dos idosos1 (bem como as diferentes implicações subjacentes e latentes), com a possibilidade de as concretizar pela dança. Intentou-se, assim depreender de que forma numa sociedade global, onde o acesso a informações e conhecimentos atualizados é fundamental, a motivação para a aquisição de novas competências, adaptadas a novos desafios e situações, é considerada crucial e possível na idade adulta, e mais concretamente no período de reforma e, particularmente neste caso, na melhoria da ocupação dos tempos livres, desenvolvendo novas competências e estímulos. Tendo em conta os interesses e a implicação dos idosos, direcionou-se o trabalho no sentido de se construir um projeto com e para os idosos, através da metodologia de investigação ação participativa, mostrando como não há idade para aprender nem para ensinar, de forma a potenciar melhorias na qualidade de vida dos participantes, nos tempos livres ocupando-os e implicando-os, suplantando as habituais atividade comummente designadas de “entreter velhinhos”.
With the achievement of this work, that I now present to you, and in which I focus on the reflexion of the way you can age dancing. Sustained in the methodology of the project, the effort fell on an analysis about the connexions of the emerging needs of the participants (regarding desires and motivation of the elderly) with the possibility of making them through dance, as well as different underlying and latent implications. Thereby, I try to deduce in a global society, where the access of the updated informations and knowledge, the motivation to acquire new skills, adapted to new challenges and situations, is considered crucial and possible in the adult years, more specifically in the period of retirement, in a way, and in the improvement of free time’s occupation, by developing new skills and incentives, in the other way. Taking into account the interests and the implications of the elderly, this work was directed in the way of building a project with and for the older people, by showing that there’s no age for learning and teaching, in order to enhance improvements in the quality of all the participants, in their free time taking and involving them pouring out the usual activities commonly designed “entertaining senior citizens”
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6839
Designação: Mestre Educação e intervenção social, especialização em desenvolvimento comunitário e educação de adultos
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_DoraSilva_2015.pdf995,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.