Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6823
Título: Seguir na vida participando - projeto de Intervenção com idosos
Autor: Santos, Catarina Raquel Moreira dos
Orientador: Mendes, Ivaneide
Palavras-chave: Projeto, Investigação-Ação Participativa, Relações afetivas e comunitárias e Idosos
project, participatory research-action, affective and communitarian relationships, elderlies
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente documento enobrece a experiência da construção do desenho e do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num Centro Social com várias respostas sociais de apoio à população idosa. Seguindo a metodologia de Investigação-Ação Participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitosque integram esta realidade social (idosos, direção e colaboradores) com o intuito da identificação de problemas, necessidades, recursos e potencialidades. Edificou-se através de um conhecimento coconstruído, valorizando, especialmente, a necessidade contínua de uma relação com os demais e com o meio ambiente no seu desenvolvimento. O projeto, fruto de um trabalho conjunto entre o investigador e os sujeitos, possibilitou uma melhoria na qualidade de vida e do bem-estar global dos mesmos, que passou pela promoção da participação ativa e o desenvolvimento das relações afetivas e comunitárias no quotidiano dos idosos
The present document ennobles the experience of constructing the sketch and the development of a Social Education and Intervention project in a Social Institution with several social answers of support to elderly citizens. Following the participatory research-action methodology, the project began with the listening of feelings, perceptions and experiences of subjects (elderlies, direction and collaborators) which integrate this social reality with the intention of identifying problems, needs, resources and potentialities. It built up through a co-constructed knowledge, valuing, specially, the continuous need of a relationship with others and with environment in its development. The project, product of a conjoint work between the investigator and subjects, allowed an improvement of life quality and general well-being thereof, by the promotion of active participation and the development of affective and communitarian relationships inelderlieseveryday.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6823
Designação: Mestre Educação e intervenção social, especialização em desenvolvimento comunitário e educação de adultos
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_CatarinaSantos_2014.pdf3,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.