Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/680
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Diana Aguiar-
dc.contributor.authorCaires, Susana-
dc.contributor.authorCoimbra, Joaquim Luís-
dc.date.accessioned2012-09-18T08:32:13Z-
dc.date.available2012-09-18T08:32:13Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1679-3390-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/680-
dc.description.abstractO presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profi ssional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especifi camente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológicas centrais nesta transição – exploração vocacional, autoefi cácia e objectivos de investimento profi ssional – numa amostra de 337 fi nalistas do ensino superior português. Os resultados encontrados evidenciaram que os estudantes que tiveram a oportunidade de realizar um estágio curricular apresentaram maiores níveis de exploração vocacional, de auto-efi cácia, bem como objectivos de investimento profi ssional mais robustos, quando comparados com aqueles que não realizaram estágio. Palavras-chave: transição escola-trabalho, estágio profi ssionalizante, ensino superior, auto-efi cácia, inserção profi ssional.por
dc.description.abstractThis study aims at analyzing the contributions of practicum training in the transition-to-work. In this study, job insertion is understood as a broad process including three interrelated phases: academic training, search for a paid job and adaptation to work. Specifi cally, our aim was to investigate the impact on career exploration, self-effi cacy and career goals in a sample of 337 senior Portuguese students. The results showed benefi ts in terms of career exploration, self-effi cacy and career goals with students that had a practicum experience, as compared to the ones who had not had that opportunity.en
dc.description.abstractEl presente trabajo trató de analizar el papel de las prácticas en la transición al trabajo, entendiéndose la inserción profesional como un proceso temporalmente prolongado constituido por tres fases interdependientes: la formación académica, la búsqueda de una actividad remunerada y la adaptación al mundo laboral. Se pretendió, más específi camente, estudiar el impacto de las prácticas curriculares en la promoción de variables psicológicas centrales en esta transición – exploración vocacional, efi cacia propia y objetivos de inversión profesional – en una muestra de 337 fi nalistas de la enseñanza superior portuguesa. Los resultados encontrados evidenciaron que los estudiantes que tuvieron la oportunidad de realizar una práctica curricular presentaron mayores niveles de exploración vocacional y de efi cacia propia, así como objetivos de inversión profesional más robustos, cuando se compararon con aquellos que no realizaron práctica.spa
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Paulopor
dc.relation.ispartofseries1;-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAuto-eficáciapor
dc.subjectInserção profissionalpor
dc.subjectSchool-to-worken
dc.subjectTransitionen
dc.subjectPracticum experienceen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectSelf-efficacyen
dc.subjectJob insertionen
dc.subjectTransición escuela-trabajospa
dc.subjectPrácticas de capacitaciónspa
dc.subjectEnseñanza superiorspa
dc.subjectEficacia propiaspa
dc.subjectInserción profesionalspa
dc.subject.classificationTransição escola-trabalhopor
dc.subject.classificationEstágio profissionalizantepor
dc.titleDo ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissionalpor
dc.title.alternativeDe la enseñanza superior al trabajo: la contribución de las prácticas para la inserción profesionalspa
dc.title.alternativeFrom higher education to work: contributions of practicum training to job insertionen
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage29por
degois.publication.lastPage36por
degois.publication.locationSão Paulopor
degois.publication.titleRevista Brasileira de Orientação Profissionalpor
degois.publication.volume12por
dc.relation.publisherversionhttp://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v12n1/05.pdfpor
Aparece nas colecções:ISCAP - Ciências Sociais - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A_DianaVieira_2011.pdf861,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.