Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6780
Título: Centros de atividades ocupacionais: uma análise das atividades desenvolvidas
Autor: Nunes, Tânia Zaida Duarte
Orientador: Maia, Mónica Silveira
Palavras-chave: centros de atividades ocupacionais
Occupational Activities Centers
incapacidade
diversidade de atividades
perfil de funcionalidade
disability
diversity of activities
functioning profile
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: Em Portugal, os Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) representam uma das principais respostas de apoio a jovens e adultos em situação de incapacidade. Contudo, a informação sistematizada sobre o teor das atividades desenvolvidas neste contexto, bem como sobre o significado que lhes é atribuído pelos técnicos e utilizadores destes serviços é reduzida. Este estudo teve por intenção caracterizar - através de uma pesquisa por inquérito -, o perfil de funcionalidade dos indivíduos apoiados nos CAO e descrever - com recurso também a um estudo de caso - as atividades promovidas por estes serviços quanto à sua natureza e diversidade, bem como quanto à sua significância para os utilizadores. Para o efeito, foram inquiridos - através de um questionário - técnicos de 23 instituições, e foram objeto de análise três instituições - através de observações em contexto a 109 utilizadores dos serviços, bem como entrevistas a três técnicos e seis utilizadores. A respeito do perfil de funcionalidade dos utilizadores dos CAO, observou-se, como denominador comum, a existência de deficiências e limitações/ restrições em vários domínios de funcionalidade, registando-se, maioritariamente, restrições severas no caso dos indivíduos predominantemente envolvidos em atividades estritamente ocupacionais, e restrições ligeiras e moderadas naqueles envolvidos em atividades socialmente úteis. As atividades cobrem vários domínios de atividades e participação e enquadram também respostas de natureza reabilitativa e de bem estar, notando-se preponderância do domínio de recreação e lazer - o que coincide com as preferências e interesses apurados na entrevista aos indivíduos. As atividades são desenvolvidas predominantemente em contexto de CAO. Nas atividades de recreação e lazer verifica-se maior recurso ao contexto comunitário, bem como maior diferenciação das estratégias de suporte usadas.
In Portugal, the Occupational Activities Centers (OAC) represent one of the main responses to support young people and adults with disability. However, systematic information on the content of activities in this context, and on the meaning attributed to them by the technicians and users of these services, is reduced. Based on a survey research and a case study, this paper aims at characterizing the functioning profile of individuals supported in OAC and at describing the activities promoted by these services in terms of their diversity, community contact and their significance for users. For this purpose, technicians of 23 institutions were surveyed - through a questionnaire -, and three institutions were analyzed - through observations in context to 109 service users and through interviews with three technicians and six users. In regards of the functioning profile of the OAC users, the existence of deficiencies and limitations/ restrictions in several areas of functionality was observed as a common denominator. Severe restrictions were registered in the case of individuals involved in strictly occupational activities, and mild to moderate ones in those involved in socially useful activities. The activities cover various fields with a special focus on recreation and leisure domains. This matches the results of the interviews regarding the preferences and interests of the interviewed individuals. The activities are developed mainly in OAC context, where the use of a community context is mostly visible in recreation and leisure activities. It is also in this domain where a bigger differentiation of the support strategies used is identifiable.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6780
Designação: MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃO
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_Tânia Nunes_2015.pdf918,64 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.