Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6779
Título: Sistemas de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar de jovens com incapacidade
Autor: Ribeiro, Sandra Clotilde Queirós Ferreira
Orientador: Maia, Mónica Silveira
Palavras-chave: Transição para a vida pós escolar
Transition to post school life
Redes de suporte
Experiências na comunidade
Escala de Intensidade de Apoio para Crianças (SIS-C)
support networks
experiences in the community
intensity of support for Children Scale (SIS-C)
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: O presente estudo teve como objetivos: (i) analisar as redes de suporte e experiências na comunidade estabelecidas no processo de transição para a vida pós escolar de alunos com necessidades adicionais de suporte - considerando o ponto de vista dos professores de educação especial e dos próprios; (ii) e explorar em que medida o perfil de necessidades de apoio providenciado pela Escala de Intensidade de Apoios (SIS-C), poderá basear planos de suportes que promovam respostas mais orientadas para a participação social – tendo por base o processo de dois dos jovens em circunstâncias de transição para a vida pós-escolar. Para o efeito, foi desenvolvida uma pesquisa por inquérito, obtendo resposta de 50 professores de educação especial a um questionário vocacionado para o mapeamento das redes de suporte e das experiências na comunidade no processo de transição. Foi também conduzido um estudo de caso, onde se procedeu à entrevista de 2 jovens, suas famílias e equipas de suporte, e à análise documental dos seus processos, a fim de aferir a utilidade da SIS-C no processo de planeamento das respostas educativas. Os resultados deste estudo indicam que as redes sociais de suporte no processo de transição são essencialmente compostas por elementos dos contextos familiar e escolar, com necessidade de ampliar o envolvimento da comunidade. A participação cívica, e o envolvimento em atividades de recreação (como visitar amigos, passear/ conviver) são também experiências em necessidade de expansão. No estudo de caso, a SIS-C possibilitou uma maior orientação dos processos de avaliação e intervenção para a participação, bem como, uma identificação mais ampla de estratégias ambientais a implementar
This study aimed to: (i) review the support networks and experiences in the community established in the transition process to the post school life of students with additional support needs - considering the special education teachers' point of view and their own; (ii) and explore to what extent the support needs profile provided by the Supports Intensity Scale (SIS-C) could be based on media plans that promote more targeted responses to social participation - based on the process of two young people in transitional circumstances to post-school life. For this purpose, a survey research was conducted obtaining response of 50 special education teachers to a questionnaire directed to the mapping of support networks and experiences in the community in the transition process. It has also conducted a case study where we proceeded to interview two youths, their families and support teams, and document analysis of its processes in order to assess the SIS-C utility in the planning process of educational responses. The results of this study indicate that in the transition support social networks are essentially composed of elements of family and school contexts, with the need to expand community involvement. Civic participation and involvement in recreational activities (like visiting friends, walk / live) are also experiments in need of expansion. In the case study, the SIS-C enabled a greater orientation of the evaluation procedures and intervention for participation, as well as a broader identification of environmental strategies to be implemented
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6779
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição

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