Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6756
Título: Avaliação e promoção da leitura na formação de adultos com incapacidade intelectual
Autor: Almeida, Ana Raquel da Silva
Orientador: Santos, Miguel Augusto
Palavras-chave: formação de adultos com incapacidade;
training for adults with disabilities
avaliação da leitura
consciência fonológica
reading assessment
phonological awareness
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: A promoção de competências de leitura é um tema central, tanto na educação regular, como na educação especial em crianças em idade pré-escolar e escolar. Todavia, as competências de leitura de indivíduos adultos com incapacidade intelectual são um domínio muito pouco estudado. São também escassos os estudos direcionados à avaliação dessas competências. Esta investigação propõe uma tradução/ adaptação do APAR (Assessment of Phonological Awareness and Reading), um protocolo de avaliação da consciência fonológica (CF) e da leitura especificamente concebido para a população em estudo. Procura-se também analisar os processos cognitivos envolvidos na leitura nos quais a intervenção produzirá resultados mais significativos e confirmar uma relação positiva entre a avaliação prévia de competências escolares em contexto formativo profissional e o efetivo desenvolvimento de competências de leitura. Foram avaliadas em dois momentos (pré e pós-teste) a CF e competências de leitura de 12 adultos com incapacidade intelectual ligeira, sendo estes sujeitos a um programa de intervenção, visando áreas menos desenvolvidas das suas competências que possibilitassem desempenhos de leitura mais fortes. Ao nível da análise quantitativa, foram comparados os resultados obtidos nos dois momentos de administração. No tratamento estatístico recorreu-se a análises de correlação de Spearman para determinar a presença de indicadores de desempenho ao nível da CF e ao cálculo de coeficientes de correlação de Pearson e Spearman para controlar variáveis externas como idade, sexo e habilitações literárias. Os resultados obtidos revelam desempenhos fracos ao nível da leitura/ compreensão textual e, em particular, da CF em pré-teste e ganhos significativos globais após implementação de uma intervenção baseada em medidas de avaliação prévia de competências de leitura/compreensão e CF
The promotion of reading skills is a central theme in both regular education and in special education for children in preschool and school age. However, the reading skills of adults with intellectual disabilities is a domain little studied. Also few studies aimed evaluating these skills. This research proposes a translation / adaptation of the APAR (Assessment of Phonological Awareness and Reading), a protocol for assessment of phonological awareness (PA) and reading specifically created for the study population. We also intent to analyze the cognitive processes involved in reading in which the intervention will produce more significant results and confirm a positive relationship between the prior evaluation of students in professional skills training context and the development of effective reading skills. There were assessed, in two different moments (pre and post-test), the CF and reading skills of 12 adults with mild intellectual disability, which were subjected to an intervention program, aiming less developed skills that enabled strongest performances in reading. In terms of quantitative analysis, the results obtained in the two moments of administration were compared. Concerning statistical analysis, we used the Spearman correlation to determine the presence of performance indicators at the level of PA and the calculation of correlation coefficients of Pearson and Spearman to control external variables such as age, sex and educational level. The results obtained reveal weak levels in reading / reading comprehension and, especially, in PA performances in pre-test and significant global gains after implementation of an intervention based on measures of prior assessment of reading/ comprehension skills and PA.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6756
Designação: MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃO
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_AnaRaquelAlmeida_2014.pdf1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.