Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6735
Título: A elaboração do Portefólio de Transição [identificação de interesses e aspetos positivos da funcionalidade por uma jovem com incapacidade intelectual]
Autor: Costa, Joana Cristina Teixeira da
Orientador: Silveira-Maia, Mónica
Palavras-chave: Portfolio
Transição para a Vida Ativa
Autoconhecimento
Autodeterminação
Avaliação
Intervenção
Transition to Active Life
Self-Knowledge
Self- Determination
Assessment
Intervention
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar em que medida o envolvimento de uma jovem de 19 anos, com incapacidade intelectual, na elaboração de um portefólio de transição para a vida ativa, se revela um processo promotor do autoconhecimento e exploração pessoal, através de uma identificação mais abrangente das suas experiências, interesses e competências funcionais. O efeito valorativo da elaboração do portefólio - processo desenvolvido ao longo de 27 sessões - no reconhecimento de experiências e interações positivas de funcionalidade que sejam tomadas, pela própria jovem, como um ponto de partida para novas oportunidades no domínio de uma vida adulta autónoma, foi avaliado através da condução de uma entrevista – nos momentos pré e pós elaboração do portefólio – e do registo contínuo da participação da jovem ao longo das sessões. O guião da entrevista procurou incorporar tópicos que permitissem obter, através da perspetiva da jovem, um retrato da sua funcionalidade e do seu perfil pessoal. Socorremo-nos de técnicas de análise de conteúdo para examinar mudanças no conteúdo do discurso da jovem, procurando, com base nessa análise, quantificar e analisar a diversidade de experiências, interesses, funcionalidades e suportes reconhecidas pela própria antes e após elaboração do portefólio. Os resultados deste estudo indicam que a elaboração do portefólio promoveu a construção de um maior autoconhecimento, pela jovem, das suas competências, interesses e aspirações - havendo no momento pós-elaboração do portefólio uma maior referência a aspetos positivos da sua funcionalidade, nestas dimensões de análise. Assim, este estudo parece sugerir que o processo de elaboração do portefólio poder-se-á afigurar como uma metodologia facilitadora na condução de uma transição consonante com os princípios avançados na abordagem de planeamento centrado na pessoa.
The present study aimed to examine the extent of the engagement of a young woman, with 19 years old, with intellectual disability, in the development of a transition portfolio reveals a process of self-promoter and personal exploration, through an identification most comprehensive of their experiences, interests, and functional skills. The evaluative effect in the preparation of portfolio – process developed over 27 sessions – in recognition of experiences and positive interactions of functionality that are taken by the very young as a starting point for new opportunities in the field of an autonomous adult life, was evaluated by conducting an interview – in pre and post development of the portfolio – and the continuous record of the participation of youth during the sessions. The script of the interview sought to incorporate topics that allow to obtain, through the perspective of the young, a portrait of its functionality, and her personal profile. We have used techniques of content analysis to examine changes, in the content of the young speech. Based on her analysis, we intent to measure and analyze the diversity of the experiences, interests, and supports features recognized by herself, before and after preparing the portfolio. The results of this study indicate that the development of the portfolio promoted the construction of a higher self-knowledge, about hers skills, interests and aspirations – having, in the post-elaboration of the portfolio, higher references to positive aspects of their functionality, in these dimensions of analysis. Thus, this study seems to suggest that the process of developing the portfolio it could appears as an facilitating methodology that conduct to a transition line, based on the principles of the personcentered planning.
La présente étude a prétendu évaluer dans quelle mesure la participation dans le développement d'un portefeuille de transition vers la vie active d'une jeune femme, de 19 ans, portant une déficience intellectuelle, représente un processus capable de promouvoir l’auto-connaissance et l'exploration personnel, à travers l’identification des expériences, des intérêts et des compétences fonctionnelles. L'effet évaluatif de la construction du portefeuille - processus développé au long de 27 sessions - en ce qui concerne la reconnaissance des expériences et des interactions positives de fonctionnalités qui puissent représenter pour la jeune femme un point de départ pour accueillir de nouvelles opportunités dans le domaine d'une vie adulte autonome, a été évalué à travers la réalisation d´ une entrevue conduite en deux moments - pré et post développement du portefeuille - et à travers le registre continu de sa participation au long des divers sessions. Le script de l’entrevue a intégré des thèmes visant la construction, du point de vue de la jeune femme, d’un portrait de sa fonctionnalité et de son profil personnel. Nous avons recouru aux techniques d'analyse de contenu pour évaluer les changements dans le contenu du discours de la jeune femme, quantifiant et analysant la diversité des expériences, des intérêts, des fonctionnalités et supports identifiés avant et après la préparation du portefeuille. Les résultats de cette étude indiquent que le développement du portefeuille a permis promouvoir l’auto-connaissance de la jeune femme en ce qui concerne ses compétences, ses intérêts et ses aspirations. Après l’élaboration du portefeuille, une plus fréquente référence aux aspects positifs de sa fonctionnalité, dans les diverses dimensions analysées, a été observée. Ainsi, cette étude semble suggérer que le processus d'élaboration d’un portefeuille représente une méthodologie capable de faciliter et soutenir une transition selon les principes qui intègrent une approche de planification centré sur la personne.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6735
Designação: Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição

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