Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6602
Título: A Responsabilidade social empresarial na indústria de elevadores
Autor: Pinto, Rui Emanuel Pimentel da Silva
Orientador: Ribeiro, Anabela
Palavras-chave: Stakeholders
Indústria de elevadores
Responsabilidade social empresarial
Corporate social responsibility
Elevators industry
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a importância que tem, nas organizações que constituem a indústria de elevadores, uma política de responsabilidade social, de forma a contribuir para a melhoria das condições profissionais e sociais dos colaboradores, da sustentabilidade das próprias organizações e, consequentemente, da sociedade. Atendendo aos desafios que as empresas estão a atravessar, no âmbito da globalização e, em particular, nos mercados locais, estas estão consciencializando-se que a sua responsabilidade social é sinónimo de potenciar um valor económico direto. O número de empresas europeias que desenvolvem estratégias de responsabilidade social tem aumentado derivado a diversas pressões de natureza social, ambiental e económica. A competitividade das empresas passa por um compromisso ao nível de RSE, para que os consumidores as identifiquem como interlocutoras de boas práticas, através da fabricação de produtos energeticamente eficientes e amigos do ambiente, os quais possam contribuir para a preservação da natureza e, naturalmente, trazerem benefícios sociais. O papel dos stakeholders nas organizações é importante para a sua sustentabilidade e promoção da RSE, porque sem a sua interação e participação no trabalho diário, pode comprometer todos os objetivos traçados. A metodologia utilizada para desenvolver este trabalho é através de estudo de caso na forma descritiva, de cinco empresas de elevadores, que representam em conjunto uma quota de mercado (cerca de 80%) muito relevante em Portugal. São utilizados indicadores de desempenho económico, ambiental e social, para aferir em que medida as empresas têm estruturada a sua organização no contexto da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), cujos indicadores são usados pela Global Reporting Initiative (GRI). Pelos elementos avaliados dos relatórios financeiros e de responsabilidade social de cada uma das empresas, constata-se que existe de uma forma genérica uma consciencialização sobre esta temática e a colocação em prática de políticas que vão de encontro às linhas de orientação.
The present work aims to evaluate the importance that a social responsibility policy, has within the elevator industry, in order to contribute to the improvement of professional and social conditions of employees, the sustainability of their organizations and consequently, the society. Given the challenges that companies are going through, because of globalization and in particular, the local markets, they are becoming aware that ther social responsibility is synonymous to empower a direct economic value. The number of European companies that develop social responsibility strategies has increased due to a number due of social, environmental and economic pressures. The competitiveness of companies goes through a commitment in CSR, so that consumers can identify them as interlocutors of good practices by manufacturing energy-efficient and environmentally friendly products, which can contribute to the preservation of nature and naturally, bring social benefits. The role of stakeholders in organizations is important for ther sustainability and promotion of CSR, because without ther interaction and participation in daily work the setted goals can be compromised. The methodology used to develop this work is through a case study in a descriptive way, of five elevator companies, which together account for a very relevant market share (about 80%) in Portugal. Economic, environmental and social performance indicators are used to gauge the extent to which companies have structured their organization in the context of Corporate Social Responsibility (CSR), whose indicators are used by the Global Reporting Initiative (GRI). From evaluated elements of financial and social responsibility reports of each company, we find that there is, in a generic way, an awareness on this issue and a practice of policies that meet the guidelines.
Descrição: Dissertação de Mestrado Apresentado ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização, sob orientação da Mestre Anabela Ribeiro
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6602
Designação: Mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização
Aparece nas colecções:ISCAP - DM- Empreendedorismo e Internacionalização

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