Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6601
Título: Plano de negócios para a reestruturação da subsecção de bar da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, CRL
Autor: Trabuco, Cátia Monteiro
Orientador: Costa, Paulo
Silva, Eduardo Sá e
Monteiro, Fátima
Palavras-chave: Estratégia
Controlo de gestão
Empreendedorismo
Plano de negócios
Plan de negocios
Control de gestión
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente projeto compreende um Plano de Negócios para a reestruturação da subsecção de bar da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, CRL (CAVC) e transformação em snack-bar, com vista à sua afirmação no mercado da restauração. O principal objetivo prende-se com a avaliação económica e financeira do projeto, bem como a sua análise de viabilidade. Foi elaborado em âmbito de estágio profissionalizante, tido como requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Gestão das Organizações – Ramo de Gestão de Empresas, que serviu como suporte para a integração e conhecimento das várias valências e serviços da Cooperativa, permitindo a obtenção de toda a informação necessária ao desenvolvimento projeto. Durante o estágio, foram realizadas algumas horas ao serviço da subsecção de bar, por forma a obter um maior conhecimento acerca do cliente, assim como dos potenciais serviços e produtos a implementar. Este relatório apresenta-se como produto final de meses de experiência laboral, pesquisa bibliográfica e de reflexão de um ano curricular. Primordiar-se-á a introdução de um conceito inovador: a aposta em gastronomia de vertente biológica, variada e com uma conceção gourmet1, que despoletará a satisfação das necessidades locais e a fidelização de colaboradores, associados, residentes locais e empresas limítrofes. Com base no conhecimento do mercado adquirido, é definido todo o processo de formulação estratégica. Nesta fase, são apresentados aspetos como a visão, missão, valores e recursos da empresa que permitirão identificar as vantagens competitivas e fatores críticos de sucesso do projeto. Numa última fase, procede-se à adequação de um modelo de monitorização estratégica do desempenho – Balanced Scorecard – ao projeto como ferramenta de controlo de gestão, com vista a proporcionar o alinhamento da estratégia com os objetivos definidos e por conseguinte, permitir a exequibilidade deste. Considerando um investimento inicial na ordem dos 110.000 euros, é expetável que durante os primeiros 2 anos o resultado líquido seja negativo, levando a que o Pay Back estimado seja de 8 anos. Com uma faturação no primeiro ano de 84.059.00 euros, um VAL de 51.529.00 euros e uma TIR de 17,52%, considera-se um negócio economicamente viável.
Este proyecto apresenta un plan de negocios para la reestructuración de la subsección de bar de la Cooperativa Agricola de Vila do Conde (CAVC) y su transformación en snack-bar, con miras a su afirmación en el mercado de la restauración. El objetivo principal es la evaluación económica y financiera del proyecto y su análisis de factibilidad. Fue preparado en conjunto con la practica curricular que tuvo lugar en la empresa, requisito parcial para obtener el grado de master en Gestión Organizacional - Gestión de Empresas. La práctica sirvió de apoyo a la integración y el conocimiento de los distintos activos y servicios cooperativos y permitio obtener toda la información necesaria para la elaboración del proyecto. Durante la etapa, hubo un par de horas en la subsección de bar con el fin de obtener un mayor conocimiento sobre el cliente y sus necessidades. Este informe se presenta como un producto final de meses de experiencia laboral, investigación bibliográfica y un año de reflexión académica. Uno de los objetivos es la introducción de un nuevo concepto: el enfoque en alimentos biológicos con una concepción gourmet, que suscite la satisfacción de las necesidades locales y la lealtad de los empleados, asociados, residentes locales y empresas vecinas. Basado en el mercado de los conocimientos adquiridos, se define la formulación estratégica. En esta etapa, se presentan aspectos como la visión, misión, valores y recursos de la empresa que identifican las ventajas competitivas y los factores críticos para el éxito del proyecto. En la fase final, se procede a la adecuación de un modelo estratégico de rendimiento - Balanced Scorecard - al proyecto como una herramienta de control de gestión, con el fin de proporcionar una alineación de la estrategia con objetivos definidos y, por tanto, permitir la viabilidad de este. Teniendo una inversión inicial de 110.000 euros, se espera que durante los dos primeros años el resultado neto sea negativo y que el Pay Back estimado sea de 8 años. Con una facturación en el primer año de 84.059.00 euros, un VAN (Valor Presente Neto) de 51.529.00 euros y una Tasa Interna de Retorno de 17,52%, se considera un negocio económicamente viable.
Descrição: Projeto apresentado ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientação Científica: Professor Doutor Eduardo de Sá e Silva | Doutora Fátima Monteiro Orientação Técnica: Dr. Paulo Costa
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6601
Designação: Mestrado em Gestão das Organizações - Ramo Gestão de Empresas
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Gestão das Organizações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_CátiaTrabuco_2011_GestãoEmpresas.pdfPtojeto2,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.