Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6596
Título: Reabilitação do Aeroporto de Ondjiva em Angola
Autor: Silva , Tânia Manuela Babo da
Orientador: Jacob, Ângelo
Palavras-chave: Aeroporto
Ondjiva
Pavimentos flexíveis
Pavimentos rígidos
Reabilitação
Sinalização
Airport
Flexible pavements
Rigid pavements
Rehabilitation
Signaling
Data de Defesa: 2014
Resumo: Com o progresso da tecnologia aeronáutica, a deslocação de pessoas e bens tornou-se bastante acessível para variados pontos de mundo, com espaço de tempo muito reduzido. Um dos motores essenciais deste avanço, concernente à mobilidade, é o transporte aéreo e a sua evolução. Este tipo de transporte requer a máxima segurança, sendo que um único acidente pode gerar centenas de vítimas. Atendendo a estas condições, a qualidade dos pavimentos aeroportuários é de grande importância para a segurança da movimentação das aeronaves em solo. Mas, por razões económicas e por vezes de espaço, perspetivas de novas construções perdem viabilidade comparativamente a soluções de reabilitação. A posição geográfica do aeroporto de Ondjiva faz com que seja um importante ponto de passagem entre a África do Sul e a Namíbia e, prevê-se que o número de voos que se efetuam no aeroporto cresça, sendo que o país está numa fase de grande evolução. O presente trabalho visa o conhecimento do processo de dimensionamento para pavimentos aeroportuários e soluções de correção para anomalias que possam apresentar, aplicando-os ao aeroporto de Ondjiva, em Angola. Atualmente, o aeroporto revela um grande desgaste das pistas de táxi, inadaptabilidade das cabeceiras face às cargas estáticas a que são submetidas e, largura insuficiente da pista para a aeronave de projeto, ou aeronave crítica, atendendo ao regulamento da ICAO (International Civil Aviation Organization). Para melhorar o conforto, a segurança e eficiência dos serviços aéreos, o dimensionamento do aeroporto deve obedecer aos princípios e regras da ICAO. Pretende-se também a modelação de uma solução de reforço para o pavimento existente, para que não seja necessário construir um aeroporto de raiz, minimizando custos. Após a realização do dimensionamento, foi estudada a sinalização horizontal e luminosa da pista, para que esteja em conformidade com as suas novas medidas.
With aeronautical technology development, people and goods movement has become quite affordable for different parts of world, in a small period of time. One of the key factors of this advance, as far as mobility is concerned, is the air transportation and its own evolution. This kind of transport requires maximum security systems, because a single accident can cause hundreds of victims. Given these conditions, the quality of airport pavements is truly important for the safety of aircraft ground movement. But, for economic and, sometimes, space reasons, prospects for new construction lose viability against rehabilitation solutions. The geographical position of Ondjiva airport makes it an important crossing point between South Africa and Namibia, and it is expected that the number of flights that are carried out at the airport will grow, once the country is in a phase of great evolution. The present work focuses the knowledge behind the sizing process for airport pavements and correction solutions for anomalies that may occur, applying them to the Ondjiva airport, in Angola. Currently, the airport shows great wear of taxiways, inadaptability of the headwaters face to static loads to which they are submitted, and insufficient lane width for the project aircraft, or critical aircraft, given the ICAO (International Civil Aviation Organization) regulation. To improve comfort, safety and efficiency of air services, the airport scaling must obey the principles and rules of ICAO. It is also intended to model a solution for enhancing the existing pavement, in a way that won’t be necessary to build an airport from scratch, minimizing costs. After performing the scaling, horizontal and light signaling of the track was studied, so it is in line with its new measures.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6596
Designação: Mestrado em Engenharia Civil
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Civil

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