Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6530
Título: Sinalização de Orientação em Estradas Integradas em Rede
Autor: Ramalho, Rui Pedro Ribeiro da Silva
Orientador: Portela, Maria da Fátima
Palavras-chave: Sinalização de Orientação
Sistema Informativo
NSVO
Disposição Normativa
Orientation Signaling
Information System
Legislative provision
Data de Defesa: 2013
Resumo: A rede viária de um país proporciona, não só o encurtamento de distâncias como também o desenvolvimento social e económico. Assim, importa que em qualquer ponto do traçado o utilizador possa reconhecer, de forma inequívoca, o seu posicionamento em relação à via e ao seu destino. Neste propósito a sinalização assume um papel fundamental. Sinalização define-se como o interface entre a estrada e o condutor, tendo por base um sistema de comunicação, constituído por mensagens escritas ou simbólicas, que fornecem ao condutor uma correta perceção da estrada em que circula. Este facto, contribui para uma melhoria das condições de segurança rodoviária diminuindo a sua sinistralidade. A nível nacional a sinalização de orientação é regulada pela norma de sinalização vertical de orientação. Todavia identificou-se a necessidade de atualização desta, estando para isso eminente a publicação da versão definitiva da disposição normativa. De referir que ambas não possuem carácter obrigatório, mas constituem um manual de boas práticas na área. Com esta dissertação pretende-se conhecer, a viabilidade e as implicações inerentes à aplicação da disposição normativa, com especial enfoque na metodologia utilizada para a escolha dos destinos inscritos nos painéis de sinalização. Para isso procedeu-se a uma análise comparativa entre a norma de sinalização vertical de orientação e a disposição normativa, através do estudo de casos práticos. Nesse sentido, comparou-se os resultados teóricos obtidos pela aplicação das duas normas e o que, na realidade, se encontra no local. Associadamente procedeu-se a um estudo das normas aplicadas em países europeus de referencia com o intuito de verificar quais as práticas seguidas. Conclui-se, com esta dissertação, que a disposição normativa, pretensa atualização da norma em vigor, carece de diversas melhorias, de forma a proporcionar uma melhor adequação ao panorama rodoviário nacional e proporcionar a continuidade de sinalização orientação transfronteiriça.
The Portuguese road network provides not only the shortening of distances as also the social and economic development. Therefore it is important that at any point of the road the user can recognize unequivocally the positioning regarding the motorway and its destination. In this, signaling has a key role. Signaling is defined as an interface between the road and the driver, having has a basis a communication system, constituted by written or symbolic messages which provide the driver a correct perception of the road he is in. This fact contributes for an improvement of the road safety conditions decreasing the accidents rate. Nationwide orientation signaling is regulated by the vertical orientation signaling standard. However it was identified a need to update it, being a definitive version of the legislative provision, eminent for publishing. It should be noted that both are not mandatory but constitute a good practice manual of the area. With this thesis we aim to know the viability and the implications inherent to the legislative provision application, with special emphasis in the methodology used to gather the destinations inscribed on the signaling panels. For that, a comparative analysis was done between the vertical orientation signaling standards and the legislative provision through a study of practical cases. Accordingly it was compared the theoretical results obtained by the application of both standards and what in fact is in place. In association a study of the standards applied in referential European countries was done in order to verify which the followed standards were. We conclude with this essay that the legislative provision, alleged update of the standard in force, lacks several improvements, in order to provide a better match to the national roads panorama and provide continuity of the cross border orientation signaling.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6530
Designação: Mestrado em Engenharia Civil
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Civil

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