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Título: Controlo da velocidade e posição de um tapete rolante
Autor: Azevedo, Rui Manuel Vasconcelos de
Orientador: Gomes, Nuno
Palavras-chave: Conversor eletrónico de potência
Parâmetros
PWM
Controlo escalar
Controlo vectorial
Variable speed drive
Parameters
Open-loop
Closed-loop vector
Data de Defesa: 2014
Resumo: A utilização eficiente da energia é essencial para a competitividade económica de um país. Sendo a intensidade energética de Portugal elevada, onde a utilização de motores elétricos, absorve cerca de metade da energia elétrica consumida na indústria, a utilização de conversores eletrónicos de potência permite obter economias de energia. Nesta tese pretende-se controlar a velocidade e o posicionamento de um tapete rolante através da utilização de um conversor eletrónico de potência. Na fundamentação teórica são referidos os conceitos de variação da tensão e frequência, controle escalar e vetorial, modelação por largura de pulso (PWM) assim como a retificação e ondulação da tensão de um variador de velocidades. Na parte prática será utilizado um servo motor, controlado por um variador eletrónico de velocidades, para efetuar o referido projeto. É ainda objeto desta tese o estudo dos parâmetros fundamentais assim como a pesquisa dos parâmetros a utilizar para o desempenho pretendido.
Efficient use of energy is essential to economic competitiveness of a country. Being high the energy intensity of Portugal, where the use of electric motors, which is approximately half of the electricity consumed in industry, the use of variable speed drives allows to obtain energy savings. In this thesis is intended to control the speed and positioning of a treadmill by using a variable speed drive. On theoretical grounds the concepts of change of voltage and frequency, scalar and vector control, pulse width modulation (PWM) are referred as well as voltage rectification and ripple of a variable speed drive. In practice a servomotor, controlled by a variable speeds drive to perform the said project will be used. A further object of this thesis is the study of the basic parameters as well as the search parameters to be used for the desired performance.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6511
Designação: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Electrotécnica – Sistemas Eléctricos de Energia

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