Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6305
Título: Envolver os alunos produtivamente em aulas de física e química durante uso de simulações computacionais: Dois professores com mediações distintas e uso distinto das simulações
Autor: Lopes, J. Bernardino
Cunha, Ana Edite
Santos, Carla A.
Saraiva, Elisa
Cravino, J. Paulo
Dinis, Fernanda
Palavras-chave: mediação do professor
envolvimento produtivo dos alunos
simulações computacionais
práticas de ensino
aprendizagem
teacher mediation
students’ productive engagement
computers simulations
teaching practices
learning
Data: 2012
Resumo: Neste trabalho, pretende-se identificar e descrever as características da mediação do professor determinantes para promover o envolvimento produtivo dos alunos, durante o uso de simulações computacionais (SC). São apresentados resultados com base no estudo de aulas lecionadas por dois professores de física e química, com a mesma experiência profissional, mas diferente experiência de integração de investigação didática nas suas práticas de ensino. Os resultados permitem compreender as condições fundamentais para os alunos se envolverem produtivamente nas tarefas, as principais diferenças entre a mediação de professores com experiência de integração de resultados de investigação didática nas práticas de ensino. São ainda discutidos os fatores que influenciam o uso de SC em contexto de aula.
In this work, we intend to identify and describe the characteristics of teacher mediation that are determinant to promote students productive engagement, while using computer simulations (CS). Results are presented based on the study of classes taught by two teachers of physics and chemistry, with similar professional experience, but different experience integrating educational research in their teaching practices. The results allow us to understand the fundamental conditions for students to engage productively in the tasks, the main differences between the mediation of teachers with experience integrating research results in teaching practices. The factors that influence the use of CS in the classroom context are also discussed.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6305
Aparece nas colecções:ESE - inED - Revista Sensos - 2012 (Vol II, n.º 2)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sensos 4 - Envolver os alunos produtivamente em aulas de Física.pdf314,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.