Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6301
Título: Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação
Autor: Rodrigues, José Alberto
Moreira, António
Palavras-chave: Artes
Currículo
Educação
EVTux
TACCLE2
Arts
Curriculum
Education
Data: 2012
Resumo: Com a implementação do Plano Tecnológico da Educação e consequente apetrechamento das Escolas com recursos tecnológicos avançados, surge agora a necessidade de criar condições favoráveis para a efetiva integração das TIC no currículo, nomeadamente na área das Artes. Decorrente das características singulares desta área curricular, são muitas as ferramentas digitais que podemos utilizar em contexto educativo mobilizando-as para experiências de aprendizagem baseadas em projetos que integrem as tecnologias. Este é o caso do EVTux, uma distribuição livre de Linux que permite a criação efetiva de projetos de cinema de animação em contexto educativo com recurso às tecnologias, caso que agora se apresenta como exemplo neste artigo e que atualmente faz parte de uma síntese do trabalho que se integra no projeto europeu TACCLE2 no qual participamos.
With the introduction of the Technological Program for Education, schools were equipped with the right conditions to really implement and use technological resources. It is now the time to create favorable conditions to an effective integration of Information and Communication Technologies in the curricula, namely in the Arts field. Because this is a very specific field of studies, there are many digital tools that may be used in an educational context and then transferred into learning experiences based on projects using technologies. This is what EVTux is all about – a free Linux distribution that allows the creation of animated film projects in educational contexts using technologies. This case is presented as an example in this article and is, at the moment, part of a work integrated in the European project TACCLE2 in which we participate.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6301
Aparece nas colecções:ESE - inED - Revista Sensos - 2012 (Vol II, n.º 2)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sensos 4 - Como integrar as TIC em contexto didático.pdf254,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.