Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6298
Título: Instrumentos de Ajuda à Mediação do Professor Para Promover a Apredizagem dos Alunos e o Desenvolvimento Profissional dos Professores
Autor: Lopes, Joaquim Bernardino
Silva, António Alberto
Cravino, José Paulo
Viegas, Clara
Cunha, Ana Edite
Saraiva, Elisa
Branco, Maria Júlia
Pinto, Alexandre
Silva, Adília
Santos, Carla A.
Palavras-chave: Instrumentos de ajuda
Mediação do professor
Envolvimento produtivo
Avaliação e feedback
Contextos científicos e tecnológicos no ensino
Trabalho realmente solicitado
Práticas epistémicas
Tools
teachers’ mediation
productive engagement
assessment and feedback
scientific and technological contexts
the work really demanded
epistemic practices
Data: 2012
Resumo: Melhorar as práticas de ensino é um desígnio que carece da reflexão dos professores sobre a sua experiência e da investigação didática. Apresenta-se um quadro teórico das práticas de ensino que concebe o professor como mediador em contexto de aprendizagem formal, construído no âmbito de um projeto de investigação sobre as práticas de ensino. Neste âmbito foram concebidos e validados cinco instrumentos de ajuda à mediação do professor. Estes instrumentos de ajuda à mediação podem servir de referência para a melhoria progressiva das práticas de ensino em cinco dimensões importantes para o ensino de ciências e tecnologia: envolvimento produtivo dos alunos, avaliação e feedback, uso de contextos científicos e tecnológicos, trabalho realmente solicitado aos alunos e práticas epistémicas. Finalmente, apresentam-se os cinco instrumentos de ajuda, largamente ilustrados com excertos de práticas de ensino reais.
Improve teaching practices is a purpose that requires the teachers’ reflection on their experience and the research of teaching. We present a theoretical framework of teaching practices that face the teacher as mediator in formal learning contexts, constructed as part of a research project on teaching practices. Within this framework were designed and validated five instruments to help teacher mediation. These tools to help teacher mediation can be used as a reference for the progressive improvement of teaching practices in five important dimensions to the teaching of science and technology: productive engagement of students, evaluation and feedback, use of scientific and technological contexts, the work really demanded to students and epistemic practices. Finally, we present the five aid instruments, widely illustrated with excerpts from actual teaching practices.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6298
Aparece nas colecções:ESE - inED - Revista Sensos - 2012 (Vol II, n.º 1)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sensos 3 - Instrumentos de ajuda à mediação do professor para promover aprendizagem dos alunos.pdf379,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.