Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6296
Título: Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos
Autor: Timóteo, Isabel
Bertão, Ana
Palavras-chave: Educação Social
projeto
relação
transformação
reflexividade
Social Education
project
relationship
transformation
reflexivity
Data: 2012
Resumo: A clarificação dos sentidos da Educação Social – que aqui se afirma “transformadora e transformativa” quanto aos fins da ação e da investigação, educativa e participativa quanto aos processos adotados - antecede a reflexão sobre a dimensão relacional da ação do educador social. Uma relação afetiva e co-construída que perspetive a mudança pessoal e social de forma crítica e reflexiva, e onde o projeto de Educação Social se vai apoiar, exige do próprio educador social, enquanto pessoa, uma atitude igualmente reflexiva e capaz de integrar o pensamento crítico com a prática quotidiana.
Clarifying the meanings of Social Education – here stated as ”transforming and transformative” concerning the ends of both action and research, as well as educational and participative in what comes to the processes adopted – precedes the reflection about the relational dimension within the social educator’s action. An affective and co-constructed relation, pursuing personal and social change through a critical and reflexive approach, which sustains the social education project, demands from the social educator himself, as a person, an equally reflexive attitude, capable of integrating critical thought within hers/his everyday practice.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6296
Aparece nas colecções:ESE - inED - Revista Sensos - 2012 (Vol II, n.º 1)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sensos 3 - Educacao Social.pdf119,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.