Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6268
Título: Análise de Capacidade Processo Inspeção Visual
Autor: Nogueira, Pedro Gonçalves
Orientador: Fonseca, Luís Miguel Ciravegna Martins da
Pereira, Rui
Palavras-chave: Capacidade
Layout
Uniformidade
Inspeção Visual
Tempo Previsto
REFA
Capacity
Layout
Uniformity Lines
Visual Inspection
Standard Time
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, especialização em Gestão Industrial, do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estudo foi desenvolvido na Continental Mabor – Indústria de Pneus S.A., sendo analisado o processo de Inspeção Visual dos pneus. Face à atual conjuntura de mercado, as empresas devem estar munidas de dados detalhados e precisos relativos aos seus processos produtivos. A Capacidade instalada apresenta-secomo um parâmetro determinante na medida em que condiciona diretamente a resposta a solicitações de clientes. Esta é fortemente influenciada pelo Layout fabril, pelo que a otimização do mesmo é fundamental numa perspetiva de ganho de Capacidade produtiva. O relatório iniciou-se com a determinação do Tempo Previsto da operação segundo o referencial REFA. Seguidamente quantificaram-se as atuais perturbações através de auditorias ao processo. Deste modo obteve-se uma Capacidade instalada de 59380 pneus/dia. A análise das perturbações desenvolveu-se a partir de um diagrama causa-efeito, no qual foram identificadas diversas potenciais causas, classificadas posteriormente por uma equipa experiente e conhecedora do processo. Assim, conhecidas as perturbações de maior impacto, foi apresentada uma solução de Layout que visou a sua minimização. O ganho estimado, em termos de Capacidade, após a implementação da solução proposta é de 3000 pneus/dia. Este ganho de 5% é significativo na medida em que é obtido sem a necessidade de aquisição de novos equipamentos nem de área fabril adicional. É expectável que esta implementação proporcione ainda melhorias no processo produtivo subsequente - Uniformidade, especificamente na alimentação do mesmo. A quantificação desta melhoria, na sequência deste trabalho, apresenta-se como uma oportunidade de estudo futuro.
This venture was performed regarding Mechanical Engineering Master Degree - Specialization on Industrial Management for “Instituto Superior de Engenharia do Porto”. This study was developed in “Continental Mabor – Indústria de Pneus S.A.” concerning the Tire Visual Inspection process. Facing the current market demand, companies should be provided with detailed and accurate data on their production processes. The installed Capacity is presented as a key parameter and directly affects the response to client requests. This fact is sturdily influenced by the manufacturing Layout, therefore increasingly optimization becomes indeed critical on a situation gain where a perspective of productive Capacity stands the difference. This project began with the Standard Time definition according REFA reference. The current disturbances were then quantified based on a process audits. From this moment on, was obtained an installed Capacity of 59.380 tires per day. The analysis of disturbances was developed from a cause-effect diagram, in which several potential causes were classified by an experienced and knowledgeable team. Thus, by knowing the greater impact disturbances, an optimized Layout solution was presented. The suggested solution allows a Capacity increase rounding 3000 tires per day (increasing of 5%). This represents a significant saving once is obtained without purchasing new machines and also without the need of additional area. Moreover, it is also expected a significant feeding improvement in the following process - Uniformity Lines. Following this work, this improvement opened a new window for future studies.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6268
Designação: Mestrado em Engenharia Mecânica Especialização em Gestão Industrial
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Mecânica

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