Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6226
Título: Processos de construção e dimensionamento de pontes atirantadas
Autor: Barbedo, Nuno Miguel Barbosa Moreira
Orientador: Lello, José Carlos de Almeida Gouveia
Palavras-chave: Pontes Atirantadas
Tirantes
Mastro
Tabuleiro
Equilíbrio
Cable Stayed Bridges
Stays
Pylon
Deck
Equilibrium
Data de Defesa: 2013
Resumo: Na presente dissertação desenvolve-se o tema das pontes atirantadas. Apresentam-se várias formas de concepção estrutural, identificando os diversos elementos estruturais e as suas possíveis combinações. São também apresentadas as vantagens, desvantagens e aplicação de cada elemento estrutural na globalidade da estrutura. Os métodos construtivos foram também abordados, apresentando o faseamento construtivo, vantagens, desvantagens e condicionantes de cada processo para pilares, mastros e tabuleiros. Foi feito um estudo das várias acções regulamentares relevantes, para este tipo de estrutura, explicando para cada uma a sua metodologia de cálculo e a sua aplicação em cada elemento estrutural. A sua aplicação depende da estrutura em causa. Utilizando como caso de estudo uma ponte idealizada pelo Professor António Adão da Fonseca, que faz a ligação entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, foi feito um pré-dimensionamento de cada elemento estrutural, assim como o cálculo do pré-tensionamento dos tirantes. Em seguida foram elaboradas análises estáticas e dinâmicas através de um modelo numérico, considerando algumas das acções regulamentares estudadas anteriormente. Das análises foram extraídos valores de deslocamentos e esforços em cada elemento estrutural. Estes deslocamentos e esforços foram comparados entre várias combinações de acções e alternâncias de sobrecargas, procedendo-se no final a uma discussão dos resultados.
This dissertation develops the theme of cable stayed bridges. It is presents various forms of structural design, identifying structural elements and their possible combinations. There are also presented advantages, disadvantages and application of each structural element in the overall structure. The construction methods were also discussed, presenting the constructive phasing, advantages, disadvantages and limitations of each process for columns, pylons and decks. A study was made of the various regulatory actions relevant to this of structure, explaining to each one of them, the calculation methodology and the application in each structural element. Its implementation depends on the structure in question. Using as a case of study a bridge conceived by Professor António Adão da Fonseca, which connects the cities of Porto and Vila Nova de Gaia, was made a pre-dimensioning of each structural element as well as the calculation of the pre-tensioning of the stays. Then there were developed static and dynamic analysis using a numeric model, considering some of the regulatory actions studied before. From the analysis were extracted displacements and forces in each structural element. These displacements and forces were compared between various combinations of actions and alternations of loadings, proceeding to a discussion at the end of the results.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6226
Designação: Mestrado em Engenharia Civil – Ramo de Estruturas
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Civil

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