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Título: Projeto Alternativo ao Nó de Ligação do Pópulo
Autor: Pinto, Marco Daniel Duarte Rocha
Orientador: Moreira, Maria de Fátima Guimarães Faria Portela
Palavras-chave: Projeto
Nó em Trevo Completo
Ramos de Ligação
Restabelecimentos
Project
Full Clover Leaf Node
Connect branches
Reconnections
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente trabalho visa, o estudo e a elaboração de um projeto de execução de um Nó de Ligação em trevo completo. O projeto requer um estudo cuidado da geometria das estradas principais existentes, das características do terreno e de todas as restantes condicionantes que se impõe à realização do mesmo. Esta fase do projeto é decisiva para o desenvolvimento e o sucesso do projeto, nos diversos aspetos técnicos, económicos e ambientais relacionados. Após o enquadramento do nó de ligação em trevo no terreno, procedeu-se à localização dos quatro ramos de ligação direta, ao seu traçado geométrico e as ligações às estradas principais. Seguidamente, realizou-se o traçado de todos os restabelecimentos necessários para a circulação nas vias pré-existentes e o seu acesso ao nó. Este trabalho foi realizado aplicando todos os conhecimentos adquiridos na Licenciatura em Engenharia Civil e no Mestrado em Engenharia Civil no Ramo das Infraestruturas e Ambiente no ISEP, com especial importância em Vias de Comunicação e Infraestruturas de Transportes. Todos os procedimentos de definição geométrica e analítica do nó de ligação em trevo foram realizados recorrendo ao programa para computador “AutoCAD Civil 2013”.
The present work aims to study and elaborate the execution project of a connection node in full clover leaf. Such project requires careful study of the geometry of the existing main roads, the land characteristics and all the other conditions that require the accomplishment of the same. This is a critical stage for the development and success of the project in various technical, economic and environmental aspects related. After framing on the ground the connection node in full clover leaf, proceeded to the location of the four branches that make a direct connection to their geometrical layout and the links to major roads. Then, there was the stroke of all restatements needed for running on pre-existing roads and their access to the node. This work was accomplished by applying all the knowledge acquired in the Bachelor of Civil Engineering and Master of Engineering in Civil Branch of Infrastructure and Environment in ISEP, with special importance on Roads and Transport Infrastructure. All geometric and analytical procedures of the full clover leaf node, were performed applying the "AutoCAD Civil 2013" computer software.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6156
Designação: Mestrado em Engenharia Civil – Ramo de Infraestruturas e Ambiente
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Civil

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