Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6134
Título: Análise sobre a Escolha do Curso e Instituição dos Estudantes da Área de Engenharia
Outros títulos: Analysis on the Selection of Course and Institution of Engineering Students
Autor: Barros, David
Vasconcelos, Rosa
Costa, António Pedro
Reis, Luís Paulo
Faria, Brígida Mónica
Palavras-chave: questionários
análise estatística
Ensino Superior
universidade
curso
Data: 2014
Resumo: Todos os anos ingressam nas universidades portuguesas milhares de estudantes provenientes do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Estes estudantes são alocados de acordo com a sua nota de candidatura e as suas preferências a um par estabelecimento-curso. Apesar das estatísticas oficiais fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), nem sempre é possível retirar os indicadores relevantes para uma boa tomada de decisão por parte das Universidades sobre os cursos e vagas a oferecer. Este trabalho procura avaliar os fatores que irão influenciar os estudantes na sua escolha por um par estabelecimento-curso assim como compreender as diferentes variáveis que estão relacionadas com essa mesma atribuição de influência. Baseou-se num estudo empírico, observacional através da aplicação de questionário, com o respetivo estudo estatístico. Os resultados mostraram uma relação em maior número entre os fatores estudados e o género. Permitiram ainda concluir que os fatores prestígio da instituição, empregabilidade e desenvolvimento intelectual são os mais valorizados pelos estudantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6134
DOI: 10.1109/CISTI.2014.6876993
Aparece nas colecções:ESTSP - BBB - Comunicações em eventos científicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CEC_FariaBrigida_2014.pdf336,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.