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Título: Estudo comparativo da utilização do biodiesel produzido a partir de óleos alimentares usados e do gasóleo numa frota industrial
Autor: Ferreira, Manuel Fernando Castelo
Orientador: Caetano, Nídia S.
Santos, Francisco
Ferreira, Francisco
Palavras-chave: Biocombustíveis
Biodiesel
Emissões
Óleo alimentar usado
Biofuels
Biodiesel
Emissions
Waste cooking oil
Data de Defesa: 2014
Resumo: A definição de teores mínimos de incorporação de biocombustíveis, constitui objeto de discussão entre grupos pro-desenvolvimento e ambientalistas. Esses últimos argumentam que as consequências da utilização desta fonte energética ainda são desconhecidas. Além disso, alegam que a produção de biocombustíveis é, em parte, responsável pelo aumento no preço dos alimentos, encoraja a conversão de florestas em monoculturas e conduz à exploração de trabalhadores em países em desenvolvimento (PEDs). Para responder à dependência energética dos combustíveis de origem fóssil, e ajudar a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, sobretudo no sector dos transportes, o biodiesel produzido a partir de óleos alimentares usados têm sido apontado como uma “solução verde” capaz de minimizar o problema das alterações climáticas e valorizar um resíduo, e simultaneamente conferir ao setor energético um pouco mais de independência. De forma a desmistificar e clarificar um pouco estas premissas, a presente dissertação pretende fazer um estudo de avaliação do impacto da utilização do biodiesel, nomeadamente no que diz respeito às emissões gasosas. Posteriormente realizou-se, tomando como referência uma pequena frota industrial existente, uma análise comparativa dos consumos e emissões dos principais poluentes decorrentes da utilização do biodiesel em diferentes percentagens de incorporação no gasóleo, comparativamente ao gasóleo puro. O trabalho culmina com uma abordagem técnica sobre o comportamento de um veículo equipado com um motor de ignição por compressão, utilizando como biocombustível o biodiesel.
Increasingly, the definition of minimum blending levels of biofuels is the subject of discussion between pro-development and environmental groups. The latter argue that the consequences of this energy source are still unknown. They also argue that the production of biofuels is partly responsible for the increase in food prices, encourages the conversion of forests to monoculture and leads to the exploitation of workers in developing countries. To respond to energy dependence on fossil fuels and help reduce greenhouse gas emissions, especially in the transport sector, biodiesel produced from used cooking oils has been pointed out as a green solution able to minimize the climate change problem and to valorize a residue while the energy industry gains a little more independency. In order to demystify and clarify a bit these premises, this thesis aims at studying the environmental impact of emissions resulting from the use of biodiesel. After that, using a small industrial fleet as the object of case study, it was performed a comparative analysis of the associated consumption and main pollutants resulting from its use in different percentages to be incorporated at the expense of diesel and will culminate with a technical / scientific approach to the behavior of a vehicle propelled by a compression ignition engine, using as biofuel biodiesel.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6111
Designação: Mestrado em Energias Sustentáveis
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Energias Sustentáveis

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