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Título: Análise qualitativa do impacto do programa de treino metacognitivo
Autor: Rocha, Nuno
Queirós, Cristina
Bravo, Ana Ribeiro
Silva, Andreia S A
Marques, António P S
Oliveira, Cláudia
Rocha, Susana A
Pereira, Natacha G F
Palavras-chave: esquizofrenia
cognição social
reabilitação psicossocial
metacognição
schizophrenia
social cognition
psychosocial rehabilitation
metacognition
cognición social
rehabilitación psicosocial
metacognición
Data: 2013
Editora: Estudos de Psicologia
Resumo: Neste estudo procuramos determinar a satisfação e a percepção de mudanças específicas resultantes da participação num programa de treino metacognitivo e da cognição social (TMSC) para pessoas com Esquizofrenia. Participaram 21 participantes com diagnóstico de Esquizofrenia responderam a um inquérito por questionário de administração direta com questões abertas, realizado a meio e no final do TMCS. A partir das categorias (1) Satisfação com o programa, (2) Reestruturação sócio-cognitiva e (3) Mudanças na relação eu-outro, verificamos que o programa é relevante, tem potencial para introduzir mudanças na relação com os outros e parece otimizar a cognição social. Os aspectos negativos apontados estão relacionados com a duração do programa e das sessões, e com a linguagem utilizada.
Qualitative analysis of the impact of the metacognitive and social cognition training in patients with Schizophrenia. This study aimed to understand the satisfaction and the perception of specific changes triggered by the participation in a metacognitive and social cognition training program (MSCT) for people with Schizophrenia. Participed 21 participants with a diagnosis of Schizophrenia answered a questionnaire of direct-response with open ended questions applied in the middle-term and at the end of the MSCT. Based on the categories (1) satisfaction with the program, (2) social cognitive restructuring and (3) Changes in the self-other relationship, we found that the program was considered to be relevant, had the potential to improve relationships with others and facilitated the enhancement of social cognition. The most important negative aspects mentioned were the duration of the program and sessions, and the specific language used.
Análisis cualitativo de los efectos del programa de entrenamiento metacognitivo y de la cognición social en personas con esquizofrenia. En este estudio hemos tratado de determinar la satisfacción y la percepción de los cambios específicos que resulten de la participación en un programa de entrenamiento metacognitivo y de la cognición social (TMSC) para las personas con esquizofrenia. 21 participantes con diagnóstico de esquizofrenia respondieron a un cuestionario de administración directa con preguntas abiertas, realizadas en el medio y al final de TMCS. A partir de las categorías (1) satisfacción con el programa, (2) reestructuración socio-cognitiva, y (3) cambios en la relación yo-otro, constatamos que el programa es relevante, tiene la posibilidad de introducir cambios en la relación con los demás y parece optimizar la cognición social. Los aspectos negativos se refieren a la duración del programa y de las sesiones, y la terminología utilizada.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6049
ISSN: 1678-4669
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