Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/6036
Título: Sistema de Informação no auxílio à comunicação Escola-Família
Autor: Areias, Tiago Manuel Carvalho
Orientador: Pereira, Carla Sofia Gonçalves
Palavras-chave: Comunicação Escola-Família
sistemas de informação
caderneta electrónica
Data de Defesa: 2010
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras
Resumo: Neste mundo em constante mudança e extremamente competitivo, torna-se cada vez mais necessário evoluir com as novas tecnologias e os sistemas de informação, de modo a conseguir permanecer e evoluir no dia-a-dia, respondendo assim ao crescente aumento do nível de exigência dos intervenientes, quer em termos de qualidade quer em termos de funcionalidades. As escolas têm de acompanhar essa evolução para se conseguir melhorar o sucesso educativo dos alunos, sendo neste aspecto muito importante apostar na relação entre a escola e a família. Esta relação apresenta-se no panorama actual como complexa, sobretudo devido à dificuldade de comunicação entre professores e pais, em que o aluno é o meio mais vezes usado para transmissão da mensagem entre estas duas partes, funcionando como mensageiro e mensagem. É da maior relevância, uma reflexão profunda sobre esta realidade nas escolas portuguesas e a importância que um sistema de informação bem estruturado poderá ter na melhoria significativa dessa relação ou comunicação. Foi neste sentido que esta investigação foi realizada, resultando no desenvolvimento do projecto caderneta electrónica, descrevendo as suas fundamentações, os seus métodos de desenvolvimento, as suas características inovadoras, assim como os resultados e apreciações obtidas. A revisão da literatura permitiu compreender melhor esta relação da escola com a família, comprovar que já foram tomadas iniciativas, a nível nacional, para a implementação e incentivo na utilização de novas tecnologias nas escolas, assim como efectuar um ponto da situação sobre o uso do computador e da Internet nas escolas e casas portuguesas. Pôde-se também verificar as potencialidades que um sistema de informação traz para a educação, as vantagens para os alunos, professores e pais. Da análise efectuada, deduz-se que todas as partes envolvidas, sejam professores, alunos ou pais, fazem uma avaliação positiva da Caderneta Electrónica
In this changing world and extremely competitive, it becomes increasingly necessary to evolve with new technologies and information systems in order to be able to remain and evolve in the day to day, responding to the growing level of demand of the stakeholders, both in terms of quality both in terms of functionality. Schools need to monitor these developments to achieve better educational success for students, this aspect is very important to invest in the relationship between school and family. This relationship is presented in the current landscape as complex, mainly due to the difficulty of communication between teachers and parents, where the student is the most often used for transmitting the message between those two parties, acting as a messenger and message. It is of utmost importance, a deep reflection on this reality in Portuguese schools and the importance that a well structured information system may have significant improvement in this relationship or communication. It was this sense that this research was conducted, resulting in the development of the project Electronic Handbook, describing their reasoning, their methods of development, its innovative features, as well as the results and findings obtained. The literature review allows us to understand better the relationship between school and family, show that initiatives have been taken at national level, to implement and encourage the use of new technologies in schools, as well as make a progress report on the use of computer and the Internet in schools and homes in Portugal. It might also examine the potential that an information system brings to education, the benefits for students, teachers and parents. From the analysis, it appears that all parties involved, whether teachers, students and parents, make a positive assessment of the Electronic Handbook.
Descrição: Mestrado em Engenharia Informática
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/6036
Designação: Mestrado em Engenharia Informática
Aparece nas colecções:ESTGF - DM - Engenharia Informática

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_TiagoAreias_MEI_2010.pdfDM_TiagoAreias_Sistema de imformação no auxilio5,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.