Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5850
Título: Análise de um veículo todo o terreno do tipo KARTCROSS
Autor: Ramos, Jorge Miguel Silva
Orientador: Ferreira, Fernando José
Justo, Jorge Manuel Costa da Fonseca
Palavras-chave: Análise
Kartcross/buggy
Baja
Engenharia Inversa
Ciclístico
Suspensões
Computacionais
Rigidez
Métodos Experimentais
Cálculo estrutural
Analyze
Reverse Engineering
Cycling
Suspensions
Computational
Stiffness
Experimental
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente trabalho descreve a análise feita a um veículo de todo o terreno. O kartcross/buggy em estudo é usado em provas do tipo Baja, sendo estas provas longas e com traçados sinuosos. O veículo, já construído, foi testado através de softwares, a nível estrutural e ciclístico, pretendendo-se assim efetuar engenharia inversa sobre o mesmo. No decorrer da sua utilização normal o kartcross/buggy sofre vários tipos de solicitações, como sejam aceleração, travagem e força centrípta em curva. Portanto, o veículo deve ser capaz de suportar estes esforços e ter uma boa habilidade. Além dos testes em uso corrente foi analisada também a rigidez torsional do quadro do veículo e do veículo completo, podendo-se assim melhorar estes valores. A nível ciclístico foram analisados os parâmetros das suspensões como o camber, convergência/divergência, caster, entre outros. Da análise destes parâmetros e possível fazerem-se melhorias de forma a que o veículo tenha um melhor desempenho. Para validar os testes computacionais efetuados foi reproduzido experimentalmente o teste da rigidez torsional. No final, compararam-se os valores numéricos com os experimentais e aferir se o modelo se encontra bem representado.
The present work describes the analysis performed in a all terrain vehicle. The kartcross /buggy study in this work runs on Baja, these type of race are long and sinuous paths. The vehicle was already constructed, and now he will be tested through software at the structural and cycling, intending thus perform reverse engineering on it. During normal use the kartcross / buggy suffer various types of loads such as acceleration, braking and cornering centripetal force. So the vehicle should be able to support these e orts and have a good durability. In addition to the tests in current use was also analyzed torsional stiffness of the vehicle chassis and whole vehicle, intending to improve these values. In cycling were analyzed parameters of the suspensions, such as camber, convergence /divergence, caster and others. Examine of these parameters is possible to make improvements to the vehicle in order to improve performance. To validate the computational tests performed, the experimental torsional stiffness test was made and compare the numerical values with experimental values, in order to validated the model.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5850
Designação: Mestrado em Engenharia Mecânica - Área de Especialização de Construções Mecânicas
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Mecânica

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