Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5784
Título: Cultura organizacional e desempenho: o impacto da cultura organizacional no desempenho financeiro
Autor: Araújo, Flávia Raquel da Costa
Orientador: Castro, Conceição
Ferreira, Fernanda A.
Palavras-chave: Cultura organizacional
Desempenho
Desempenho financeiro
Organizational culture
Performance
Financial performance
Data de Defesa: 13-Mar-2015
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Resumo: Esta dissertação visa o estudo da influência da cultura organizacional no desempenho financeiro das organizações. Nesse contexto, procuramos analisar qual a cultura predominante das organizações, de forma a estabelecer posteriormente uma relação entre a cultura e o desempenho das empresas. Para isso a metodologia seguida foi a realização de um inquérito por questionário a empresas da região Douro de Portugal no sentido de obter, através de uma adaptação ao instrumento desenvolvido por Cameron e Quinn (2006), a cultura predominante da empresa, os indicadores financeiros necessários ao nosso estudo assim como, uma caracterização da amostra recolhida. Para análise e tratamento dos dados recolhidos através do inquérito por questionário foi utilizada a ferramenta estatística SPSS que nos permitiu retirar ilações sobre as características da amostra, assim como sobre a relação existente entre cultura organizacional e desempenho financeiro, esta relação foi avaliada através de testes de correlação e regressão linear múltipla. Os resultados sugerem que as variáveis culturais, cultura adocrática, mercado e hierárquica e o número de colaboradores explicam em cerca de 20% o resultado líquido ajustado. Também se verificou um efeito positivo da cultura adocrática e de mercado, embora o efeito da cultura de mercado seja mais forte que o da adocrática, e o efeito negativo da cultura hierárquica, ainda que estes resultados não sejam estatisticamente significativos. Não existem evidências que os tipos de cultura analisados (adocrática, de mercado e hierárquica) estão significativamente associados ao desempenho financeiro, avaliado pelos resultados líquidos ajustados, das empresas analisadas, quer pelos testes de correlação quer pelos resultados da estimação do modelo de regressão linear múltipla.
This dissertation aims to study the influence of organizational culture on the financial performance of organizations. In this context, we searched for the predominant culture of organizations, in order to subsequently establish a relationship between culture and organizational performance. To achieve it, the method used was conducting a survey to companies in the Douro region, in Portugal, to obtain, by adapting the instrument developed by Cameron and Quinn (2006), the predominant culture of the company, the necessary financial indicators to our study as well as a characterization of the sample taken. For analysis and processing of data collected through the questionnaire survey we used statistical tool SPSS which made it possible to conclude about the characteristics of the sample and on the relationship between organizational culture and financial performance. This relationship was evaluated by correlation tests and multiple linear regressions. The results suggest that cultural variables such as adocratic culture, market culture and hierarchical culture and the number of employees explain, in about 20%, net profit adjusted. Besides that, we also found a positive effect of adocratic and market culture, being the market culture effect stronger than adocratic culture effect, although these results are not statistically significant. There is no evidence that the types of analyzed culture (adocratic, market and hierarchical) are significantly associated with financial performance, measured by adjusted net income, from companies analyzed, either by correlation tests or by the results of the estimation of the multiple linear regression model.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5784
Designação: Mestrado em Finanças Empresariais
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