Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5764
Título: Criação de uma Framework Modular Vocacionada para o Desenvolvimento de Videojogos
Autor: Canizes, Gil Manuel Rabaça Pinto
Orientador: Pereira, João Paulo
Palavras-chave: Framework Modular
Videojogos
Interfaces para Videojogos
Game Design
Modular Framework
Video Games
Video Game Interfaces
Game Design
Data de Defesa: 2014
Resumo: Os videojogos são cada vez mais uma das maiores áreas da indústria de entretenimento, tendo esta vindo a expandir-se de ano para ano. Para além disso, os videojogos estão cada vez mais presentes no nosso dia-adia, quer através dos dispositivos móveis ou das novas consolas. Com base nesta premissa, é seguro de afirmar que o investimento neste campo trará mais ganhos do que perdas. Esta Dissertação tem como objetivo o estudo do estado da indústria dos videojogos, tendo como principal foco a conceção de um videojogo, a partir duma Framework Modular, desenvolvida também no âmbito desta Dissertação. Para isso, é feito um estudo sobre o estado da arte tecnológico, onde várias ferramentas de criação de videojogos foram estudadas e analisadas, de forma a perceber as forças e fraquezas de cada uma, e um estudo sobre a arte do negócio, ficando assim com uma ideia mais concreta dos vários pontos necessários para a criação de um videojogo. De seguida são discutidos os diferentes géneros de videojogos existentes e é conceptualizado um pequeno videojogo, tendo ainda em conta os diferentes tipos de interfaces que são mais utilizados na indústria dos videojogos, de forma a entender qual será a forma mais viável, conforme o género, e as diferentes mecânicas presentes no videojogo a criar. A Framework Modular é desenvolvida tendo em conta toda a análise previamente realizada, e o videojogo conceptualizado. Esta tem como grande objetivo uma elevada personalização e manutenibilidade, sendo que todos os módulos implementados podem ser substituídos por outros sem criar conflitos entre si. Finalmente, de forma a unir todos os temas analisados ao longo desta Dissertação, é ainda desenvolvido um Protótipo de forma a comprovar o bom funcionamento da Framework, aplicando todas as decisões previamente feitas.
Video games are now one of the most profitable areas in the entertainment industry, and it's been growing every year. Aside from that, video games are more present now in our daily life, by playing on our mobile devices, or on our brand new consoles, than they were ever before. With that in mind, it's safe to say that any investment in this field will be more rewarding, than it will be unfruitful. The main objective of this Dissertation is to study the state of the video game industry, having its main focus in the implementation of a video game, supported by a Modular Framework, also developed for this Dissertation. For this, a study is made on the technological status, where various tools used in the creation of video games were analysed, as a way to understand the multiple weaknesses and strengths in each one of them, and by studying the business status, as a way of developing a more concrete idea about the different themes involved in the process of creating a video game. Then the different genres of video games are discussed, and a little video game is conceptualized. This video game is also made in accordance with all the different types of interfaces that are used in the video game industry, so that we can understand what is the best type of interface that we can apply to the video game, in conformity with its genre and mechanics. The Modular Framework was developed in accordance with all the previous analysis and the video game that was conceptualized. This Framework must be highly customizable and easy to maintain, so that all the different implemented modules might be changed without creating any kind of conflicts. Finally, a Prototype was developed as a way to connect all the previous topics presented in this Dissertation, as well to demonstrate the potential and performance of the Modular Framework.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5764
Designação: Mestrado em Engenharia Informática, Área de Especialização em Sistemas Gráficos e Multimédia
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

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