Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5744
Título: Unidade de interação e controlo para uma cadeira de rodas elétrica automática
Autor: Santos, Filipe Silvério Almeida Lima
Orientador: Sousa, Paulo Alexandre Gandra de
Palavras-chave: RevoChair
Cadeira de rodas
Deficiência
Autonomia
Wheelchair
Disability
Autonomy
Data de Defesa: 2014
Resumo: Num mundo onde cerca de 1% da população necessita de utilizar uma cadeira de rodas para a sua deslocação, a acessibilidade a este tipo de veículo no exterior ainda encontra-se num estado bastante precário. Falta de rampas nos passeios, buracos, caminhos em declive e determinados obstáculos como carros estacionados por cima do passeio, são alguns de muitos exemplos dos desafios que uma pessoa em cadeira de rodas enfrenta quando tenta deslocar-se no exterior, o que faz com que a autonomia e a segurança na condução de uma cadeira de rodas seja bastante reduzida, sendo por muitas vezes necessário recorrer de forma constante à ajuda de terceiros, que, por consequência, reduz a sua, já limitada, liberdade de locomoção. É com base nestes problemas que o projeto RevoChair surgiu. Este projeto consiste no desenvolvimento de um sistema para cadeira de rodas elétrica que permita ao utilizador movimentar-se no exterior automaticamente, sempre que possível, sem ter de se preocupar com os obstáculos a sua volta. Esta tese incide-se concretamente sobre três dos problemas do desenvolvimento deste projeto, a definição das componentes necessárias para a implementação do sistema, a forma como o utilizador interage com o sistema e a forma como os componentes comunicam entre si, tendo como foco a unidade de interação e a unidade de controlo responsável por gerir a comunicação entre os diversos componentes do sistema.
In a world where 1% of the population have the need of using a wheelchair, the accessibility for this kind of transportation device is still very precarious. The lack of ramps in the sidewalk, holes on the path, sloping paths and certain obstacles such as parked cars over the sidewalk, are some of many examples of the challenges that a person in a wheelchair faces when trying to move outdoor, making the autonomy and safety of the user when driving a wheelchair to be greatly reduced, being often necessary to constantly resort to the help of others, which consequently reduces their already limited freedom of locomotion. It’s based on these problems that the project RevoChair was born. This project consists in the development of a system destined for electric wheelchair that allows the user to move outdoor automatically whenever possible without having to worry about the obstacles around him. This thesis specifically focuses on three of the issues faced in the development of this project, the definition of the components required to implement this system, how the user interacts with the system and how the components communicate with each other, focusing on the interaction unit and the control unit which is responsible for managing the communication between the various components of the system.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5744
Designação: Mestrado em Engenharia Informática, Área de Especialização em Sistemas Gráficos e Multimédia
Aparece nas colecções:ISEP - DM – Engenharia Informática

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