Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5694
Título: Análise da logística nos portos de Moçambique e seu Hinterland
Autor: Camal, Denise Ibraimo
Orientador: Pereira, Maria Teresa Ribeiro
Palavras-chave: Portos de Moçambique
Hinterland de Moçambique
Competitividade portuária
Logística do mar
Puertos de Mozambique
Hinterland de Mozambique
Competitividad de los puertos
Logística del mar
Data de Defesa: 2014
Resumo: Esta dissertação visa a caracterização dos portos Moçambicanos e a sua contribuição para a competitividade do país. Para sua realização foi feita a revisão de literatura sobre os transportes, logística do mar e competitividade, caracterização e análise da situação portuária de Moçambique recorrendo a entrevistas semiestruturadas, relatórios e artigos publicados pelas instituições as quais os portos foram adjudicados ou fazem a exploração, concessionárias das vias de acesso, por órgãos internacionais de recuperação e desenvolvimento de economia, e de estratégias de competitividade. Destacaram-se três principais portos, fruto da Análise ABC dos volumes de carga movimentada em cinco portos: Maputo, Beira e Nacala. Foi elaborada uma Análise SWOT de Moçambique e dos portos principais. Segue-se a análise estatística dos volumes destes principais portos e benchmarking dos portos de Moçambique e dos principais portos concorrentes nos países vizinhos. Observa-se que embora os Portos de Moçambique tenham os custos mais baixos relativos as operações comparativamente com outros portos, estes apresentam indicadores operacionais bastante inferiores aos dos seus concorrentes. Estes desempenhos estão associados a diversos fatores como: infraestruturas degradadas, equipamento insuficiente ou obsoleto, carência de investimento em capital humano, necessidade de investimento, entre outros. Os portos de Moçambique estão ainda hoje a passar por melhorias a todos os níveis de forma a responder as exigências do mercado, tendo em conta que o país passou por uma Guerra Civil onde foram danificadas infraestruturas, meios circulantes, perda de mão-de-obra especializada e desacreditação perante o mercado.
Esta tesis tiene como objetivo la caracterización de los puertos mozambiqueños y su contribución por la competitividad del país. Para su realización fueran hechas una revisión de la literatura sobre el transporte marítimo, logística del mar y competitividad, la caracterización y análisis de la situación del puerto a través de entrevistas semiestructuradas, informes y artículos publicados por las instituciones que los puertos han sido entregados o explotados, concesionarias de las carreteras de acceso, por organismos internacionales de recuperación y desarrollo de la economía y estrategias competitivas. De los cinco puertos, pueden ser destacados tres puertos principales, a través del análisis ABC de los volúmenes de carga ocupada: Maputo, Beira e Nacala. Fue hecha un análisis “SWOT” de Mozambique y de los puertos principales. Culminando con un análisis estadístico de los volúmenes de los principales puertos y “benchmarking” de los puertos de Mozambique y de los principales puertos competidores de países vecinos. A pesar de los puertos de Mozambique presentan costos más bajos en las operaciones que los otros, sus indicadores operacionales son mucho más bajos que los competidores. Estos desempeños están asociados a diferentes factores como: infra infraestructuras degradadas, equipamiento insuficientes u obsoletos, necesidad investimento en el capital humano, necesidad de investimento, entre otros. Los puertos de Mozambique están nos días de hoy pasando por mejorías a todos los niveles como forma de responder a las exigencias del mercado, tomando en cuenta que este país pasó por una guerra civil adonde fueran estropeadas infraestructuras, medios circulantes, perdida de mano de obra especializada y por fin, la desacreditación por el mercado.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Logística Orientada por Maria Teresa Ribeiro Pereira
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5694
Designação: Mestrado em Logística
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Logística

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