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Título: Controlo postural em adolescentes com défice cognitivo
Autor: Silva, Bárbara
Orientador: Silva, Augusta
Palavras-chave: Controlo postural
défice cognitivo
intervenção
Conceito de Bobath
Postural control
cognitive deficit
intervention
Bobath Concept
Data de Defesa: Out-2014
Resumo: Introdução: O controlo postural é base do movimento humano, e pode ser estudado através das tarefas como o levantar e o alcance. Nestas, observam-se frequentemente alterações neuromotoras em indivíduos com défice cognitivo. Objetivo: descrever as alterações na relação entre os segmentos corporais na sequência de movimento levantar-para-alcançar, em adolescentes com défice cognitivo, face à aplicação de um programa de intervenção em fisioterapia baseado no Conceito de Bobath/ Tratamento do Neurodesenvolvimento (TND). Métodos: antes e após a intervenção em fisioterapia, filmou-se as vistas lateral e posterior da sequência de movimento de levantar-para-alcançar, a qual foi posteriormente dividida em 5 fases, para a análise observacional e quantitativa. A análise quantitativa foi realizada através da distância entre tragus-acrómio, crista ilíaca-acrómio, espinha ilíaca postero-superior homolateral-T1, ângulos inferiores da omoplata e ângulo inferior da omoplata homolateral-T1, recorrendo-se ao software de Avaliação Postural - SAPo. Face à avaliação inicial e evolução dos participantes foram estabelecidos planos de intervenção, tendo em conta aspectos como o contexto, a tarefa e a motivação. Resultados: no geral, foram detetadas alterações na relação entre os segmentos corporais na análise observacional e quantitativa, após a intervenção. Conclusão: As alterações na relação entre os segmentos corporais poderão indicar uma possível reorganização motora.
Introduction: The postural control is the basis of human movement, and it can be studied through such tasks as sit-to-stand and reach. In people with cognitive deficit these tasks often show neuromotor alterations. Objective: to describe the changes in the relation between body segments in the motion sequence of sit-to-stand-to-reach in adolescents with cognitive deficit, after an intervention program of physiotherapy based on the Bobath Concept/Neuro-Developmental Treatment (NDT). Methods: before and after the physiotherapy intervention it was filmed the lateral and posterior views of the motion sequence of sit-to-stand-to-reach, which was subsequently divided into five phases, for observational and quantitative analysis. Quantitative analysis consisted on the measurement of the distance between the tragus-acromion, iliac crest-acromion, homolateral posterior superior iliac spine -T1, inferior angles of the scapula and homolateral inferior angle of the scapula-T1, using the SAPo - Postural Analysis Software. Results: in general, after the intervention, it was detected changes in both the observational and quantitative analysis inthe relation between the body segments. Conclusion: The changes in the relation between the body segments may indicate a postural reorganization.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5644
Designação: Mestrado em Fisioterapia
Aparece nas colecções:ESTSP - DM - Fisioterapia

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