Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5470
Título: O processo de Internacionalização na ótica da gestão estratégica. Análise de performance Grupo EDP
Autor: Santos, Elisete Sandrina Oliveira dos
Palavras-chave: Desempenho financeiro
Rendibilidade das empresas
Internacionalização de empresas
Estratégia da empresa
Negócios internacionais
Financial performance
Internationalization
International business
Profitability
Strategy
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: O Mundo empresarial atual é pautado por situações de intensa competição e incertezas. Torna-se imperativo a definição de novas linhas e estratégias de gestão empresarial, quer para garantir o crescimento na envolvente internacional quer, até, para a manutenção da empresa ou da própria sobrevivência desta. É essencial perceber melhor o fenómeno da internacionalização e em que medida afeta a performance e a dinâmica da empresa. A motivação para este estudo prende-se, assim, pelo facto de ser um tema atual e revelar um papel crucial na estratégia da empresa para a sua sobrevivência. O objetivo central deste estudo é analisar o impacto da internacionalização no desempenho financeiro de uma empresa portuguesa, a EDP, nomeadamente ao nível da rendibilidade. Por meio de um estudo descritivo e comparativo esta investigação pretende desenvolver uma análise relacional entre o processo de internacionalização e os indicadores de desempenho financeiro. Numa primeira fase é elaborado um estudo quantitativo em que se procederá à análise da empresa em estudo relativamente ao nível de internacionalização e ao seu desempenho económico-financeiro. Numa segunda fase procede-se o estudo de caso da EDP Portugal, que sentiu a imperatividade de ter adotado como estratégia a internacionalização. Esta escolha prende-se pela possibilidade de análise da estratégia adotada no passado por essa empresa e os factores e os desafios na sua atual situação. No final desta fase e após a análise dos dados, o estudo pretende verificar se a empresa apresenta relação positiva entre a rendibilidade e a estratégia de internacionalização, conhecer um pouco do percurso e os motivos que levaram a adoção desta estratégia em detrimento de outras.
The business world is ruled by intense competition and uncertainty. A definition of new lines and strategies for business management is crucial to guarantee growth both at an international level as well as for survival. It is essential to understand the internationalization phenomenon and how it affects the dynamics and performance of the enterprise. The choice of this study was led by the fact it is a “nowadays” subject, which plays a crucial role in the survival strategy of any enterprise. The main objective is to analyze the impact of Internationalization in the Financial performance of EDP, a Portuguese Enterprise, at a rentability level. Through a descriptive and comparative study ,this investigation aims at comparing the internationalization process and the signs of financial performance. In the first stage a quantitative study to analyze EDP about internationalization procedures and financial performance is conducted. In the second stage EDP case study is built. This choice was led by the analyses of strategies adopted in the past and the factors and demands in the present. At the final stage, the study intends to analyze if the enterprise offers a positive relation between rentatbility and internalization strategy and also to understand the path and motivation which justified the adoption of this measure.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Contabilidade e Finanças, sob orientação de Doutora Cláudia Pereira
Nota: 16 valores
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5470
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Contabilidade e Finanças

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_EliseteSantos_2014.pdf942,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.