Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5442
Título: Manual de procedimentos administrativos para projetos financiados
Autor: Azevedo, Marina Moreira de
Orientador: Dias, Alcina Portugal
Palavras-chave: Auditoria operacional
Manual de procedimentos
Auditoria interna
Gestão de projetos
Procedimentos
Controlo
Planeamento
Processos
Project management
Procedures manual
Internal audit
Operational audit
Control
Procedures
Planning
Procedures
Processes
Procedimentos
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: O presente trabalho, denominado Trabalho de Projeto, representa a segunda etapa de um processo de formação académica, com vista à obtenção do grau de Mestre em Auditoria, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Trata os temas abordados ao longo do Trabalho de Projeto efetuado na Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, empresa na área da exploração florestal, em Arouca, e pretende enquadrar, quer os conhecimentos teóricos, quer os conhecimentos práticos adquiridos ao longo do Mestrado em Auditoria. Teve o propósito de desenvolver e implementar um Manual de Procedimentos Administrativos para Projetos Financiados, que pudesse funcionar como um guião orientador para o trabalho efetuado neste âmbito. Na revisão da literatura abordam-se as seguintes temáticas: tipos de auditoria, planeamento de auditoria e controlo interno, processos e procedimentos e gestão de projetos. De seguida, faz-se a apresentação da metodologia utilizada, que se trata de um estudo de caso com o desenvolvimento de um Manual de Procedimentos numa organização específica. Após esta segunda etapa, faz-se uma breve apresentação da empresa onde foi efetuado o trabalho de projeto, a AFEDV. Por fim, discutem-se os principais resultados obtidos, designadamente, as vantagens e as dificuldades sentidas no desenvolvimento do Manual de Procedimentos.
This study, Project Work, represents the second step in a process of academic training, in order to obtain the degree of Master of Auditing at the Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. The issues addressed throughout the Project Work were achieved in Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, a company in the field of forestry, placed in Arouca. This project seeks to embrace either the theoretical knowledge or practical knowledge acquired during the Master in Auditing. Literature review addressed the following topics: types of audit, processes and procedures, planning of audit and internal control, and project management. The methodology used, is a case study in a specific organization with the development and implementation of a manual of procedures. Finally, we discuss the main results obtained, in particular, the advantages and difficulties felt in the development of the Procedures Manual.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Auditoria, sob orientação da Professora Doutora Alcina Augusta Sena Portugal Dias
Nota: 17 valores
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5442
Aparece nas colecções:ISCAP - DM - Auditoria

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_MarinaAzevedo_2014.pdf9,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.