Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/5429
Título: Medição e gestão do desempenho e sistemas de controlo de gestão: um estudo de caso no sector público da saúde.
Autor: Moreira, Daniel Fernando da Silva
Palavras-chave: Gestão de desempenho
Cuidados de saúde primários
Avaliação de desempenho
Sector público
Performance management
Primary healthcare
Performance assessment
Public sector
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Resumo: A presente dissertação visou o estudo da forma como se mede e gere o desempenho de um conjunto de unidades prestadoras de cuidados de saúde primários do sector público, a fim de compreender melhor o modelo de avaliação de desempenho vigente nessas unidades e compará-la com o enquadramento legal estabelecido pela tutela. Para isso, foi utilizado um modelo extensivo de gestão de desempenho, composto por doze perguntas, de forma a poder questionar os membros de cada Unidade sobre diversas características genéricas da organização em que trabalham, bem como, de forma mais aprofundada e específica, como estão a ser avaliados, tanto de forma individual, coletiva, e, globalmente, como organização. Depois de uma revisão da literatura e explanação do modelo de análise em questão, procedeu-se à escolha da metodologia mais adequada para poder alcançar os objetivos delineados. Após ponderação, verificou-se que um estudo qualitativo seria o mais indicado, sendo a entrevista a principal forma de recolha de informação. Ao longo dos últimos anos, existe um crescente interesse pela gestão do desempenho dentro das organizações. Com efeito, este desenvolvimento começa também a chegar à análise do sector público. No entanto, Portugal regista poucos contributos académicos neste campo, pese embora a crescente preocupação da tutela com a avaliação de desempenho, evidenciada pelo enquadramento teórico investigado. No global, é possível afirmar que o estudo decorreu de forma satisfatória, alcançando-se os objetivos propostos. Foi possível promover um contacto junto de um Agrupamento composto por várias Unidades prestadoras de cuidados de saúde primários, que, perante a sua disponibilidade e características organizativas, demonstraram abertura e responderam ao questionário proposto. O estudo foi capaz, com sucesso, de analisar o funcionamento geral das unidades de saúde, compreender como os seus elementos são avaliados, e detetar concordâncias e alterações, quando comparando com o normativo, abrindo-se algumas perspetivas para trabalhos futuros.
The present dissertation targeted the study of how a number of primary healthcare service providers in the public sector measure and manage their performance, in order to understand better the current type of performance assessment and compare it with the legal framework establish by the government. To do so, it was used a and extended framework of performance management, with twelve questions, in order to inquire members of each organization about different features about the way they work, as well as a more deep analysis about the present way of individual, group, and organizational assessment. After a literature review and analysis of the framework in question, the next step taken was choosing the most adequate research method for pursuing the outlined objectives. After some weighting, the qualitative research method was chosen due to the most used method of collecting information: the interview. Throw the years, there is an increased interest in performance management inside the organizations. These developments are starting to reach the public sector. However, Portugal is yet to register a significant amount of academic contributions in this field, in spite of the increased concern of the government in this matter, particularly with the performance evaluation systems implemented. In general, it can be said that the initial proposed objectives were achieved. We were able to make contacts with an organization composed by several primary healthcare service providers, which, according to their availability and specific features, they were able to open their doors to us and answer our questions. This study was able to analyse how they operate, understand how their staff is rated and confirm, or not, if the law is being followed, opening some prospects for future research.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Auditoria, sob orientação do Mestre Paulino Silva
Nota: 16 valores
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/5429
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